A Corpo-Oralidade na Tríplice Fronteira: entre Processos de Transmissões de Saberes e Permanência da Cultura de Terreiro na Região de Encontro dos Rios Iguaçu e Paraná

Resumo

A presente pesquisa pretende colaborar com o desenvolvimento de dispositivos de políticas públicas de cultura e de patrimônio acerca da cultura tradicional brasileira de matriz africana, ou seja, da cultura de terreiro, a começar da cidade de Foz do Iguaçu. Parte da ideia de que estes dispositivos precisam ser desenvolvidos baseados em pressupostos condizentes com as lógicas de organização desta mesma cultura. Para tanto proponho uma abordagem sistêmica do Candomblé na região de encontro dos rios Iguaçu e Paraná a fim de perceber aspectos da configuração deste sistema através de estudos de sua performatividade em meio as relações do corpo em movimento dentro e fora do màrìwò.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.

Palavras-chave

Candomblé; patrimônio; corpo; terreiro; oralidade

Citação