A Política Econômica do Governo de Morales e suas Relações com a China (2006-2019): Tendências, dilemas e contradições

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Pereira, Jéssica Schroder

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho consiste em analisar a política econômica do governo de Evo Morales e as relações internacionais entre a República Popular da China e o Estado Plurinacional de Bolívia nesse período (2006-2019). O foco do artigo trata-se sobre a presença da China na América Latina e Caribe, mais especificamente na Bolívia, sendo uma região rica em recursos naturais essenciais para o desenvolvimento econômico chinês, alimentando suas indústrias de produtos eletrônicos. Observa-se, também, o contexto interno boliviano, durante o governo Morales, que promove um modelo de acumulação com forte participação do Estado, redistribuição de renda e incorporação das camadas populares. Portanto, o objetivo central da pesquisa baseia-se na caracterização do governo de Morales e as relações econômicas China-Bolívia, sendo a região boliviana um local de interesse econômico para diversos países desenvolvidos. A presença de capitais chineses no território boliviano e a política econômica desenvolvida durante o governo de Morales acarreta em impactos ambientais, sociais, econômicos e políticos que serão apontados no trabalho.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

Relações econômicas internacionais, Estado Plurinacional de Bolívia, República Popular da China, Empresas e capitais chineses, Evo Morales

Citação