Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2023

Autores

Gabriel, Marcos Adriano

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol no Paraná através da legislação educacional nacional e estadual no período temporal de 1919 a 2023. O período de recorte a ser estudado foi escolhido tendo em vista alguns eventos importantes: o primeiro é o concurso público que selecionou o primeiro professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor Nascentes,) posteriormente com a reforma Capanema com o Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942 e as LDB’s de 1961, 1971 e 1996 e a nova “Lei do Espanhol”, como está sendo chamada a Lei 11.161/2005 que traz a oferta do espanhol pelas escolas de nível médio com a obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio e facultativa para o ensino fundamental da 5ª a 8ª séries (atualmente do 6º ao 9º ano), e a lei de apagamento do Espanhol no currículo escolar, lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Por fim, a aprovação do Inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu através da Lei nº 5.215 de 14 de março de 2023.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.

Palavras-chave

Citação

GABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023.