Análise dos Indicadores de Materialidade de uma Cooperativa Central Agroindustrial a partir das Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do Suplemento Setorial GRI 13

Resumo

Os Relatórios de Sustentabilidade (RS) são um instrumento a disposição das organizações para identificar os impactos da sua operação e, a partir deles, rever suas práticas e operar de forma mais sustentável e transparente. Entre os diversos tipos de frameworks existentes, o presente estudo utiliza as diretrizes da GRI para avaliar a materialidade dos relatórios da cooperativa Frimesa. O objetivo foi analisar quais são os tópicos materiais relatados por uma Cooperativa Central do setor Agroindustrial em seus RS e comparar se esses tópicos estão consoantes às diretrizes da GRI Standards 2021 e ao Suplemento Setorial GRI 13. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritiva, com pesquisa documental e estudo de caso, cuja técnica utilizada na análise dos relatórios foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a qualidade das informações divulgadas varia entre os tópicos relatados. Os disclosures gerais da GRI 2 correspondem a 46,66% dos indicadores da GRI. Quanto à materialidade atual da cooperativa, identificou-se um tópico material da dimensão econômica com alta qualidade de relato; nove tópicos materiais relacionados à dimensão social, dos quais, quatro foram classificados com baixa qualidade, quatro de média e apenas um com alta qualidade; cinco tópicos materiais da dimensão ambiental, todos de classificados como de média qualidade; e ainda o tópico Pesquisa, Tecnologia e Inovação, que abrange os três aspectos, foi classificado com alta qualidade. A análise dos 26 tópicos materiais abrangidos pelo Suplemento Setorial GRI 13 mostrou que todos os tópicos sugeridos são pertinentes ao setor. Ao comparar a materialidade relatada pela cooperativa com os tópicos do Suplemento Setorial GRI 13, identificou-se que 13 tópicos materiais são iguais, correspondendo a 50% do total de tópicos do suplemento. Além disso, observa-se que destes 13 tópicos cerca de apenas metade dos indicadores foram relatados integralmente. Entre os tópicos do suplemento que ainda não são relatados, 04 possuem maior sinergia com o setor e com as atividades da cooperativa por causarem impactos que, a longo prazo, podem afetar a sustentabilidade da operação. Conclui-se que a mesma matriz de materialidade está sendo utilizada desde o ano de 2017 e foi definida sem mensurar a relevância atribuída a cada indicador pelos stakeholders externos. Esta pesquisa identificou, ainda, quem são os stakeholders internos e externos da cooperativa e do setor, e fez a proposição de 18 tópicos materiais, com base nas diretrizes escolhidas neste estudo, e com a classificação de relevância de baixa, moderada, moderada/alta e alta, para atualizar a matriz de materialidade da Frimesa, conforme o cenário atual.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Energia e Sustentabilidade.

Palavras-chave

Cooperativa, Relatório de sustentabilidade, GRI, Global Reporting Initiative, Norma Setorial GRI 13

Citação