Análise dos Indicadores de Materialidade de uma Cooperativa Central Agroindustrial a partir das Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do Suplemento Setorial GRI 13

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Klier, Débora Andréia Schimitz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Os Relatórios de Sustentabilidade (RS) são um instrumento a disposição das organizações para identificar os impactos da sua operação e, a partir deles, rever suas práticas e operar de forma mais sustentável e transparente. Entre os diversos tipos de frameworks existentes, o presente estudo utiliza as diretrizes da GRI para avaliar a materialidade dos relatórios da cooperativa Frimesa. O objetivo foi analisar quais são os tópicos materiais relatados por uma Cooperativa Central do setor Agroindustrial em seus RS e comparar se esses tópicos estão consoantes às diretrizes da GRI Standards 2021 e ao Suplemento Setorial GRI 13. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritiva, com pesquisa documental e estudo de caso, cuja técnica utilizada na análise dos relatórios foi a análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a qualidade das informações divulgadas varia entre os tópicos relatados. Os disclosures gerais da GRI 2 correspondem a 46,66% dos indicadores da GRI. Quanto à materialidade atual da cooperativa, identificou-se um tópico material da dimensão econômica com alta qualidade de relato; nove tópicos materiais relacionados à dimensão social, dos quais, quatro foram classificados com baixa qualidade, quatro de média e apenas um com alta qualidade; cinco tópicos materiais da dimensão ambiental, todos de classificados como de média qualidade; e ainda o tópico Pesquisa, Tecnologia e Inovação, que abrange os três aspectos, foi classificado com alta qualidade. A análise dos 26 tópicos materiais abrangidos pelo Suplemento Setorial GRI 13 mostrou que todos os tópicos sugeridos são pertinentes ao setor. Ao comparar a materialidade relatada pela cooperativa com os tópicos do Suplemento Setorial GRI 13, identificou-se que 13 tópicos materiais são iguais, correspondendo a 50% do total de tópicos do suplemento. Além disso, observa-se que destes 13 tópicos cerca de apenas metade dos indicadores foram relatados integralmente. Entre os tópicos do suplemento que ainda não são relatados, 04 possuem maior sinergia com o setor e com as atividades da cooperativa por causarem impactos que, a longo prazo, podem afetar a sustentabilidade da operação. Conclui-se que a mesma matriz de materialidade está sendo utilizada desde o ano de 2017 e foi definida sem mensurar a relevância atribuída a cada indicador pelos stakeholders externos. Esta pesquisa identificou, ainda, quem são os stakeholders internos e externos da cooperativa e do setor, e fez a proposição de 18 tópicos materiais, com base nas diretrizes escolhidas neste estudo, e com a classificação de relevância de baixa, moderada, moderada/alta e alta, para atualizar a matriz de materialidade da Frimesa, conforme o cenário atual.

Descrição

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Energia e Sustentabilidade.

Palavras-chave

Cooperativa, Relatório de sustentabilidade, GRI, Global Reporting Initiative, Norma Setorial GRI 13

Citação