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dc.contributor.authorVelazquez, Dario
dc.date.accessioned2023-05-24T00:18:53Z
dc.date.available2023-05-24T00:18:53Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/7276
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.pt_BR
dc.description.abstractOs processos educacionais em fronteiras e em espaços multiculturais, multilinguísticos e multiétnicos suscitam a necessidade de um olhar atento por parte dos professores e pedagogos, haja vista que nem sempre o sistema educacional consegue abranger todas as especificidades dos sujeitos nestes ambientes de ensino. Diante disso, este trabalho, de caráter interdisciplinar, contou com a participação de docentes, do Ensino Fundamental II, atuantes em três colégios da região multicultural e multilingue de Foz do Iguaçu, objetivando levantar dados sobre as práticas didático-pedagógicas que norteiam os grupos escolares públicos e privados do município, do presente estudo de caso. Observou-se a reflexão dos docentes participantes em relação ao processo de acolhimento intercultural em âmbito escolar para com sujeitos oriundos de outras cidades, estados e países. Para tanto, este estudo percorreu as áreas da Linguística, Linguística Aplicada, História e Sociologia, delineando-se por meio de uma pesquisa de campo de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, cuja investigação exploratória e descritiva se deu através de procedimentos metodológicos investigativos específicos, baseados na reflexão pedagógica, por meio de pesquisas bibliográficas, de levantamento e pela aplicação de um questionário do Google forms, com vistas a levantar dados sobre as percepções e ações docentes frente à natureza multicultural e plurilíngue dos cidadãos, em especial os discentes, emergentes que habitam a cidade. O trabalho está articulado em produções acadêmicas de pesquisadores da região da Tríplice Fronteira a respeito das crenças e práticas pedagógicas dos professores que atuam em instituições de ensino de Foz do Iguaçu, no segmento do ciclo II da educação básica. Pautado na educação do entorno para o entorno (MAHER, 2007) e a sua consciência afetivo-intercultural, este estudo buscou um diagnóstico dos mecanismos de reflexão que fazem parte da educação do ensino Fundamental II no referido município, um ambiente no qual as atitudes docentes possam fazer com que o acolhimento intercultural seja uma prática constante e ativa, independentemente do grupo pedagógico-escolar ser público ou privado. A pesquisa encontrou reflexões importantes por parte de professores a respeito do caldeirão cultural e linguístico nos colégios que foram os campos de estudo. Algumas dessas contribuições indicam a carência de se haver um ensino mais acolhedor e o desconhecimento de termos relacionados às situações sociolinguísticas da região de fronteira. Revelaram-se também inquietações com uma abordagem intercultural para com os alunos de outros países e a preocupação com o aproveitamento do aprendizado desses sujeitos oriundos de outras localidades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação ao entorno, Pluralidades linguístico-culturais, Acolhimento intercultural, Ensino Fundamental II, Práticas pedagógicas multiculturais.pt_BR
dc.titleEducação do Entorno e ao Entorno: Saberes e Percepções de Professores sobre as Práticas e o Acolhimento Intercultural no Ensino Fundamental II, em Três Colégios de Foz do Iguaçu (PR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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