Asma Aguda Grave Complicada com Rabdomiólise: Relato de Caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Andrick, Lucas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A asma é uma doença que acomete 358 milhões de pessoas no mundo, com uma prevalência que varia de 1 a 18% entre os países. Também é responsável por cerca de 450 mil mortes anuais, além de impor uma carga de anos de vida com incapacidade e dos onerosos custos aos sistemas de saúde. Uma forma de apresentação catastrófica da doença é a asma aguda grave, caracterizada como uma exacerbação aguda não responsiva ao tratamento habitual com beta-agonistas e associada à fadiga respiratória, podendo culminar em insuficiência respiratória e óbito. Uma complicação grave, mas pouco conhecida dessa forma de apresentação é a rabdomiólise, relatada no caso em discussão. O caso trata de um paciente asmático adolescente que teve episódio de asma aguda grave, com necessidade de intervenção agressiva. Entre as terapias instituídas foi utilizado suporte ventilatório mecânico, uso de sedação e bloqueador neuromuscular, uso de corticosteroides sistêmicos em doses maiores do que o habitual e uso de fluoroquinolona. No quarto dia de internação hospitalar o paciente apresentou redução do débito urinário, caracterizando injúria renal aguda. Após expansão volêmica, no quinto dia de internação, o paciente apresentou urina de coloração amarronzada, o que levou à suspeita de rabdomiólise e consequente dosagem de CPK, com resultado de 7903 U/L. A ocorrência de rabdomiólise no contexto da asma aguda grave pode ocorrer como resultado do esforço respiratório extenuante sob acidose respiratória, bem como derivada do uso de ventilação mecânica invasiva associada ao uso de corticoides, bloqueadores neuromusculares e fluoroquinolonas. Dessa forma, mesmo que o contexto clínico de uma doença potencialmente fatal, que é a asma aguda grave, exija intervenção agressiva, é importante avaliar o risco/benefício de cada terapia proposta e considerar opções com menor potencial de resultar em rabdomiólise. Visto que nem sempre será possível evitar a complicação, também é importante ter o insight para realizar diagnóstico e intervenção precoces da complicação.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Medicina.

Palavras-chave

asma, rabdomiólise, injúria renal aguda, relatos de casos

Citação

ANDRICK, Lucas. Asma aguda grave complicada com rabdomiólise: relato de caso. 2023. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.

Coleções