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dc.contributor.authorSantos, Flaviana Lage
dc.date.accessioned2023-03-09T11:25:32Z
dc.date.available2023-03-09T11:25:32Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/7191
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as artes visuais uma modalidade interdisciplinar, pois se alimenta da compreensão de outras disciplinas em sua estrutura e se abastece delas no processo criativo, verifica-se que muito do que se apreende em arte necessita de fatores históricos para identificar a produção. Desse modo, acionando a arte visual como ferramenta de representação imagética social e da memória, a partir de suas diversas linguagens, pensando em sua função expandida de registro, o interesse é encontrar os impactos da construção e história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ensino de artes visuais da escola municipal Zumbi dos Palmares, em Cascavel, propondo uma observação imagética além da escrita. Essa investigação, devido à pandemia do COVID-19, se consolidará a partir da escuta de professores de artes, atuantes na escola, proporcionando um entendimento de como ocorrem as aulas de artes na forma estável, se dirigindo a pandemia de forma ligeira e eventual, frisando que as aulas estavam interrompidas a mais de um ano.Também a partir da visualização de trabalhos criados por estudantes, paralela ao entendimento da organização curricular da escola do campo e consolidação dos conceitos de educação artística evocados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Uma vez que a luta por reforma agrária carrega em si o corpo como instrumento principal da própria luta, visto o deslocamento territorial propondo o cruzo entre pensamento e prática; a dinâmica itinerante do MST em suas ocupações; a construção coletiva dos ambientes educacionais; o espaço de cultivo com a modificação de paisagem - sendo este dessemelhante ao território que estamos acostumados a ver uma escola - ; tem-se oportunidade de verificar alguns impactos na condição da aprendizagem da arte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjecteducação; artes visuais; história; MSTpt_BR
dc.titlePaisagem Agrária no Terreno da Arte História, Ensino e Artes Visuais na Escola Municipal Zumbi dos Palmares - MSTpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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