• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC2 - Especialização
  • Ensino de História e América Latina
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Paisagem Agrária no Terreno da Arte História, Ensino e Artes Visuais na Escola Municipal Zumbi dos Palmares - MST

Thumbnail
View/Open
Paisagem Agrária no Terreno da Arte História, Ensino e Artes Visuais na Escola Municipal Zumbi dos Palmares - MST (13.31Mb)
Date
2022
Author
Santos, Flaviana Lage
Metadata
Show full item record
Abstract
Considerando as artes visuais uma modalidade interdisciplinar, pois se alimenta da compreensão de outras disciplinas em sua estrutura e se abastece delas no processo criativo, verifica-se que muito do que se apreende em arte necessita de fatores históricos para identificar a produção. Desse modo, acionando a arte visual como ferramenta de representação imagética social e da memória, a partir de suas diversas linguagens, pensando em sua função expandida de registro, o interesse é encontrar os impactos da construção e história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ensino de artes visuais da escola municipal Zumbi dos Palmares, em Cascavel, propondo uma observação imagética além da escrita. Essa investigação, devido à pandemia do COVID-19, se consolidará a partir da escuta de professores de artes, atuantes na escola, proporcionando um entendimento de como ocorrem as aulas de artes na forma estável, se dirigindo a pandemia de forma ligeira e eventual, frisando que as aulas estavam interrompidas a mais de um ano.Também a partir da visualização de trabalhos criados por estudantes, paralela ao entendimento da organização curricular da escola do campo e consolidação dos conceitos de educação artística evocados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Uma vez que a luta por reforma agrária carrega em si o corpo como instrumento principal da própria luta, visto o deslocamento territorial propondo o cruzo entre pensamento e prática; a dinâmica itinerante do MST em suas ocupações; a construção coletiva dos ambientes educacionais; o espaço de cultivo com a modificação de paisagem - sendo este dessemelhante ao território que estamos acostumados a ver uma escola - ; tem-se oportunidade de verificar alguns impactos na condição da aprendizagem da arte.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7191
Collections
  • Ensino de História e América Latina

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV