Modelagem termodinâmica do processo de secagem de plantas medicinais usando um secador solar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-11

Autores

Silvera Diaz, Valentin Nicolas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

SILVERA DIAZ, Valentin Nicolas. Modelagem termodinâmica do processo de secagem de plantas medicinais usando um secador solar. 2016. 11 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Engenharia de Energia) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do iguaçu, PR, 2016.

Resumo

Nesse trabalho apresenta-se um modelo matemático como primeira aproximação para avaliar o desempenho de um secador solar indireto com coletor solar a vácuo e armazenamento de calor sensível com água. A modelagem parte do volume de controle dos principais componentes do sistema, coletor solar, reservatório térmico, trocador de calor e secador, aplicando balanço de massa e de energia em conjunto com os princípios de transferência de calor. As condições climáticas de teste tomam como base a cidade de Cascavel (Paraná, Brasil) e a resolução do modelo matemático foi auxiliada pelo programa EES. O secador representado é tipo bandeja com fluxo de ar paralelo e recirculação de ar de 85%. Para analisar o desempenho do sistema, foi criada uma carga modelo baseada nas referências encontradas na literatura de 80 kg de matéria úmida com teor de água inicial de 75% b.u e final de 10% b.u, para tempo de secagem de 4 h e 3 h com velocidade de ar de 0,7 m/s e 1,1 m/s respetivamente. Para analisar a influência climática, os cálculos foram feitos para os meses de janeiro, junho, julho e agosto, considerando assim situações favoráveis e desfavoráveis. Foi possível simular a variações da temperatura do reservatório ao longo do dia, assim como, a resposta do trocador a variações de temperatura de entrada dos fluidos e a influência climática, radiacão e temperatura ambiente, na participação da energia solar no total de consumo energético da secagem.
En este artículo presentamos un modelo atico matanza como una primera aproximación a la ̧ para evaluar el rendimiento de un secador solar colector solar indirecta para ver Acuo y el almacenamiento de calor sens Ivel con agua. El modelado del volumen de control de componentes clave del sistema, colector solar, depósito de orio t ermico, intercambiador de calor y la secadora, la aplicación de la masa y la BALANC alimentar junto con la transferencia de calor Princ ıpios. El condi ̧ la prueba clim Fanning es tomar como base la ciudad Cascavel (Paran a, Brasil) y Resoluciones °° a la atico modelo matanza fue asistido por el programa EES. El tipo de secador y representado bandeja con el flujo de aire de recirculación y el aire paralelo ̧ a 85%. Para analizar el rendimiento del sistema, un modelo de carga se ha creado sobre la base de referencias en la literatura 80 kg estera eria u MIDA con el contenido de la b.u% inicial de agua 75 y el 10% final b.u, tiempo de secado de 4 h y 3 h con una velocidad del aire de 0,7 m / s y 1,1 m / s, respectivamente. Para analizar la influencia atica clim, los alculos c fueron hechas para los meses de enero, junio, julio y agosto, teniendo en cuenta tanto situac ̧ es ables favor ables y desaprobación. Se POSS ible para simular el variac ̧ la temperatura de la orio depósito durante todo el día, así como la respuesta a la intercambiador variac ̧ Fluidos influencias de entrada de temperatura y clim atópica, y la radiac ̧ a temperatura ambiente, la ̧ participan en el solar total de secado consumo ético Energ.

Descrição

Artigo de conclusão de curso, graduação em Engenharia de Energía da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Orientação: Eduardo Gonçaves Reimbrecht.

Palavras-chave

Secador solar, Plantas medicinais, Armazenamento de calor sensível, Programa EES

Citação