Papel da Mesoterapia Corporal Associada com Exercício Físico sobre Parâmetros Metabólicos e Preditores de Risco Cardiovascular

Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Borghetti, Joana de Lima

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A mesoterapia é um procedimento estético que promete a redução do tecido adiposo através da indução da lipólise, diferindo seus mecanismos de ação de acordo com as substâncias farmacológicas utilizadas. A lipólise confere diversas alterações locais e sugere que também haja algum efeito sistêmico, porém poucos estudos foram publicados correlacionando lipólise e mesoterapia e não há na literatura dados considerando a prática de exercícios intervalados associados a esse procedimento. Assim, este estudo objetivou investigar possíveis alterações nos perfis glicídico/lipídico e no risco cardiometabólico de mulheres submetidas à mesoterapia com cafeína isoladamente e em associação ao desoxicolato de sódio e ao exercício físico para o tratamento de gordura localizada. Neste estudo piloto, obteve-se uma amostra de 24 mulheres, de idade entre 24 e 41 anos, as quais foram divididas em 4 grupos, à saber: grupo CN (controle; n=8) (injeções subcutâneas de cafeína a 15 mg/mL); grupo CA (n=8; injeções subcutâneas de cafeína a 15 mg/mL + HIIT [treinamento intervalado de alta intensidade] por três vezes na semana); grupo DN (n=4; injeções subcutâneas de cafeína a 15 mg/mL + desoxicolato de sódio 0,3 mg/mL); e grupo DA (n=4; injeções subcutâneas de cafeína a 15 mg/mL + desoxicolato de sódio 0,3 mg/mL + HIIT por três vezes na semana). As amostras de sangue para a determinação dos níveis de colesterol total (CT), frações HDL-c, LDL-c e triglicerídeos (TG) e glicose foram coletadas no tempo T0 (baseline), T1 (após 2 hr) e T2 (após 24 hr) de cada intervenção injetável proposta. O risco cardiometabólico foi avaliado através da determinação de indicadores de aterogenicidade como a razão TG/HDL-c e do coeficiente aterogênico (CAt). Nenhuma intervenção proposta influenciou nos níveis de glicose plasmática (p>0,05) ou nos níveis de HDL-c e TG (p>0,05), porém os níveis de CT e LDL-c foram aumentados após 24 hr no grupo CN em relação ao baseline (p=0,013 e p=0,012, respectivamente), ainda que não acima de valores referenciais. O aumento dos níveis de CT é explicado pelo aumento dos níveis de LDL-c em 78% (p=0,003). A razão TG/HDL-c e o CAt não foram impactados significativamente por nenhum dos tratamentos (p>0,05). Tomados em conjunto, estes achados demonstram pela primeira vez que o tratamento com mesoterapia corporal contendo cafeína, isoladamente e não associada à prática de HIIT, pode impactar nos níveis séricos de CT e LDL-c. A associação de cafeína e desoxicolato de sódio com a prática de HIIT não influenciam nos níveis plasmáticos de glicose e em preditores de risco cardiovascular em mulheres.

Descrição

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduaçãoem Biociências, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências, área de concentração Biociências.

Palavras-chave

intradermoterapia, cafeína, desoxicolato de sódio, HIIT, metabolismo

Citação