A Manifestação da Diáspora Africana na Obra de Criolo
Abstract
Esta monografia estuda a trajetória e a produção artística de Kleber Cavalcante Gomes, o
Criolo. Através de metodologia de análise de canções como fontes históricas e
contextualização histórica do movimento hip hop, em seu surgimento nos EUA e,
posteriormente, no Brasil, propomos o exame de elementos das letras, sonoridade e arte
dos álbuns de Criolo que apontem para manifestações da diáspora africana e de uma
cultura compartilhada no espaço do Atlântico Negro (seguindo a formulação de Paul
Gilroy). Buscamos a conformação de identidades no espaço das periferias (como no caso
de Criolo, da cidade de São Paulo) nas quais tem destaque a vinculação à herança
histórica de migrações quase sempre forçadas (seja, na longa duração, entre o continente
africano e as Américas, seja entre diferentes regiões do Brasil, em busca de melhores
condições de vida). Propomos ainda a leitura das canções de Criolo como fontes
históricas para o momento político vivido pelo Brasil nas primeiras décadas do século XXI,
e sua figura enquanto “intelectual” orgânico das populações negras e periféricas.