A Manifestação da Diáspora Africana na Obra de Criolo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Oliveira Neto, Gilson José de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta monografia estuda a trajetória e a produção artística de Kleber Cavalcante Gomes, o Criolo. Através de metodologia de análise de canções como fontes históricas e contextualização histórica do movimento hip hop, em seu surgimento nos EUA e, posteriormente, no Brasil, propomos o exame de elementos das letras, sonoridade e arte dos álbuns de Criolo que apontem para manifestações da diáspora africana e de uma cultura compartilhada no espaço do Atlântico Negro (seguindo a formulação de Paul Gilroy). Buscamos a conformação de identidades no espaço das periferias (como no caso de Criolo, da cidade de São Paulo) nas quais tem destaque a vinculação à herança histórica de migrações quase sempre forçadas (seja, na longa duração, entre o continente africano e as Américas, seja entre diferentes regiões do Brasil, em busca de melhores condições de vida). Propomos ainda a leitura das canções de Criolo como fontes históricas para o momento político vivido pelo Brasil nas primeiras décadas do século XXI, e sua figura enquanto “intelectual” orgânico das populações negras e periféricas.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História - América Latina.

Palavras-chave

Diáspora africana; Rap; Identidade; Ideologia; Intelectual Orgânico

Citação

OLIVEIRA NETO. Gilson José de. A Manifestação da Diáspora Africana na Obra de Criolo. 2022. 86 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História Bacharelado) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2022.