Disputas Sonoras em Espaços Urbanos de Piracicaba: Cultura e Territorialidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Siqueira da Silva, Laura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente estudo trata sobre polifonias urbanas em espaços públicos de Piracicaba frente aos conflitos culturais de territorialidades entre falas, ruídos e melodias, sendo evidenciados os campos: Praça da Saudade, Praça José Bonifácio e Avenida Beira Rio. Trazendo a consciência de que há um vasto acervo de pesquisas antropológicas baseadas em métodos e conceitos clássicos de pesquisa, este trabalho atribui uma atenção reflexiva sobre as mesmas, ao passo que contribui para um caminho inovador, apoiando outras pesquisas que se engajam em planejamentos diferentes dos métodos da escrita e suas validações, tornando assim a escuta e a própria mentalidade do/a pesquisador/a, com sua vivência interna, meios de arguições científicas tão válidas quanto as tradicionais e visuais. Trata-se também de minha autoria legítima e transparente, deixando transparecer o cunho artístico, além do acadêmico, trazendo assim textos mais poéticos em itálico, por meio das análises, gerando assim, como produto final uma etnografia sonora, a qual narra as paisagens sonoras dos determinados campos por meio de metodologias próprias. Para a metodologia de uma antropologia do som, utilizei o passeio acústico através da escuta profunda, a gravação sonora dos ambientes e um questionário sócioacústico, incluindo revisões teóricas sobre temas semelhantes e utilizando conceitos importantes descritos nas palavras chaves. Além de somar na literatura acadêmica da antropologia do som, os resultados do trabalho alcançaram o intuito inicial de investigar sobre como se dão as disputas sonoras e o porquê, não com o objetivo conclusivo de uma pesquisa dedutiva, mas indutiva, priorizando as reflexões por meio do referencial teórico descrito e também pelas sensações particulares através da escuta.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.

Palavras-chave

cultura; identidade; performance; expressão; sonoridade; paisagem sonora; antropologia do som; etnografia sonora; territorialidade.

Citação

ZUCCOLO, Laura S. S.