• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise do Material Didático, Português como Primeira Língua Estrangeira, do Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe, Reflexões para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças

Thumbnail
View/Open
Análise do Material Didático, Português como Primeira Língua Estrangeira, do Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe... (2.897Mb)
Date
2022
Author
Milkewicz, Luana Valquiria
Metadata
Show full item record
Abstract
Em maio de 2022, havia cerca de 100 milhões de pessoas deslocadas de seus países de origem no mundo, segundo dados do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Tendências Globais (2021), e dos dez países de origem com maior número de deslocados, quatro são latino-americanos: Nicarágua, Venezuela, Haiti e Honduras. A partir desta perspectiva do fluxo intenso de migrações a nível global, e também muito presente na América Latina, nota-se os efeitos deste fenômeno na educação: no contexto do ensino básico educacional brasileiro, percebe-se o aumento de aproximadamente 120%, na última década, no número de crianças imigrantes no ensino fundamental, entre 2010 e 2020 (dados do Obmigra, 2021). Desta forma, torna-se emergente pensar e repensar no ensino de português para estrangeiros, imigrantes e refugiados no contexto educacional escolar, com o intuito de colaborar com a integração e acolhimento destes na sociedade. Sendo assim, este presente trabalho possui a intenção de trazer colaborações para o desenvolvimento do ensino de Português como língua de acolhimento (PLAc). Nesse sentido, foi feita a análise do material didático Português como primeira língua estrangeira, para estudantes do 5º ano, produzido em 2019 pelo Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe de La Ciudad Autónoma de Buenos Aires, que atua desde 2001 em 26 escolas da província argentina. A análise qualitativa foi realizada utilizando o conceito de PLAc presentes nos escritos de Anunciação (2017), Grosso (2010) e Bulla e Kahn (2020), e a perspectiva pedagógica sociointeracionista desenvolvida a partir das contribuições de Vygotsky (1987) e Bakhtin (1997) a qual se considera importante para o ensino de PLAc. Desta forma, analisou-se diversos trechos das sessões das duas unidades didáticas que o livro contém, em conjunto com o livro orientador do docente, pensando de qual maneira este material pode ser utilizado a partir da perspectiva do ensino de PLAc, trazendo reflexões para o ensino de PLAc.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7090
Collections
  • TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV