dc.contributor.author | Batista, Agatha Virginia Souza Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T23:41:41Z | |
dc.date.available | 2023-01-14T23:41:41Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/7078 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | A arte é uma ferramenta de transformação social, isto posto, o debate levantado foca nas representações de pessoas pretas que são lideranças de movimentos de resistência, mas que tem seus rostos apagados ou pouco disseminados. Nesse sentido, o artista preto Dalton Paula elenca trinta nomes de figuras históricas para fazer retratos através de pinturas, com o objetivo de construir e criar rostos, tendo em vista que as imagens que temos são projeções de histórias que chegaram dessas pessoas a essas personagens, levando em consideração a recente produção do artista, este artigo é pioneiro na temática. Os movimentos
sociais são essenciais nesse processo, uma vez que as pressões e a demanda popular mobilizam os espaços museais fazendo com que figuras como Paula e sua produção ganhem destaque. Por fim, as obras artísticas são uma forma de trazer destaque às pessoas subalternizadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Retratos históricos, Dalton Paula, MASP, figuras pretas, negritude. | pt_BR |
dc.title | “Retratos Brasileiros” de Dalton Paula (2018-2022): uma Análise da Coleção Artística que dá Rosto a Grandes Figuras Históricas Pretas | pt_BR |