• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Dissertações e Teses
  • PPGIELA - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos
  • IELA - Dissertação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Falas, Subjetividas e Costuras de Histórias: o Caso dos Parentes (Indígenas) “LGBTQIAP+”

Thumbnail
Ver/
Falas, Subjetividas e Costuras de Histórias: o Caso dos Parentes (Indígenas) “LGBTQIAP+” (2.086Mb)
Fecha
2022
Autor
Silva, Washington
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Nesta pesquisa procurei trazer para o centro do debate as vozes, subjetividades e histórias de indígenas LGBTQIAP+ que falaram sobre o que é e como é ser indígena e sexualmente gênero dissidente da lógica não-indígena na atualidade em suas comunidades, famílias, socializações não-indígenas e cosmologias étnicas. O recurso teórico-metodológico foi o de ouvir e costurar o queaqui chamo de literaturas audiovisuais das redes sociais realizados entre os anos de 2018 a 2020 pelos próprios indígenas, para assim, além de registrar um conjunto diverso de oralidades, também postular o debate a partir das vivências e realidades atuais de sujeitos até então tutelados e invisibilizados historicamente, mas que agora reivindicam o protagonismo e a visibilidade de suas próprias histórias, tanto dentro como fora de suas comunidades. Do que pude compreender e interpretar, está distribuído em oito tópicos centrais de discussões que começam na exposição dos efeitos e impactos da colonização e das igrejas na história de seus povos e que findam em outros desdobramentos contemporâneos do mesmo processo em suas vidas pessoais e relacionamentos sociais.
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/7023
Colecciones
  • IELA - Dissertação

Ítems relacionados

Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.

  • Educação e cultura indígena guarani: práticas educacionais no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Tekoha Ocoy 

    Maldaner, Marcelo Pedro (2017-01-06)
    Esta dissertação tem como foco, abordar a educação indígena Guarani e as práticas escolares do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, onde atualmente trabalho como professor da disciplina de história e ensino religioso ...
  • O Teko Arandu e as políticas linguísticas de valorização, fortalecimento e apliação do uso da língua materna dos guarani e kaiowá de Mato Grosso do Sul 

    Martins, Andérbio Márcio Silva; Knapp, Cássio (2013-11-07)
    este trabalho, apresentaremos e discutiremos as políticas linguísticas adotadas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena ­ Teko Arandu. Como opção consciente, a formação é ofertada somente aos indígenas Guarani ...
  • El Tembi'u Piro'y de los Guaraní Ñandeva: políticas de asistencia alimentaria y la persistencia de la alimentación tradicional 

    Páez González, Clara Lorena (Antonio de la Peña García, 2019-07-03)
    Este trabajo examina desde la perspectiva política y social de los estudios de la alimentación el programa de provisión de canastas básicas de alimentos desarrollado en comunidades indígenas brasileñas. El punto de referencia ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV