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dc.contributor.authorCarvalho, Leon Adan Gutierrez de
dc.contributor.authorValera, Lúcio
dc.date.accessioned2022-12-15T12:03:35Z
dc.date.available2022-12-15T12:03:35Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationO MOVIMENTO Hare Krishna no Brasil: estudos em perspectivas. Leon Adan Gutierrez de Carvalho (Org.), Lúcio Valera (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2022. PDF (322 p.) : il.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86342-35-2
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6942
dc.descriptionSobre os organizadores Leon Adan Gutierrez de Carvalho é doutor em História pela UFPR. Membro do Laboratório de Estudos de História das Religiões (Universidade de Pernambuco), pesquisa temas como História das Religiões, História Cultural, História do Movimento Hare Krishna e Hinduísmo. Lúcio Valera é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e desenvolveu sua pesquisa na Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi (Índia). Atua em temas como Filosofia, Ética, Diálogo Inter-religioso, Religião Comparada. Dados da obra Ano de publicação: 2022 Organizadores: Leon Adan Gutierrez de Carvalho e Lúcio Valera Idioma: Português Número da edição: 1ª Número de páginas: 322 ISBN: 978-65-86342-35-2pt_BR
dc.description.abstractCom pouco mais de 300 páginas, o livro introduz o leitor ao movimento por meio de considerações históricas e sociológicas. Em seguida, apresenta um resgate da memória dos primeiros anos do Hare Krishna no país. Esse resgate precede a uma análise da presença das mulheres na tradição e a um estudo das ações desenvolvidas pelo movimento que vão além dos “mantras e templos”, como as de caráter educativo executadas em uma ecovila situada em Caruaru (PE). Especificamente em relação à fronteira Brasil-Paraguai-Argentina – região onde está localizada a UNILA e sua Editora Universitária – a obra apresenta um capítulo que analisa a cultura de fronteira e o Hare Krishna entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Desenvolvida por Júlio da Silveira Moreira, professor da UNILA, a análise parte da tese de que o movimento possui um caráter transcultural e transnacional próprio, pois afirma valores e princípios universais como a centralidade de uma ordem cósmica regida por um deus universal, características que são estudadas, no texto, tendo como base o fluxo populacional e os trânsitos transnacionais da Tríplice Fronteira. É surpreendente, por exemplo, saber que “os primeiros devotos” a circular pela região foram os vendedores de livros sobre o Hare Krishna, chamados de sankirtaneiros. Vindos das cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba, eles seguiam para a capital paraguaia, Assunção, onde foi formado o primeiro núcleo no país vizinho, ainda nos anos 1970. Logo, a abrangência foi ampliada para Ciudad del Este, onde foi instalado um templo e um restaurante. Mais recentemente, o polo de congregação e de atividades regulares na cidade vizinha “tem se constituído historicamente por vários movimentos e deslocamentos socioculturais”, que incluem os três países. Além de possibilitar esse fluxo transfronteiriço, o Movimento Hare Krishna tem provocado ainda um fluxo transnacional, pois recebe regularmente a visita de devotos de muitos países.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEdunilapt_BR
dc.subjectReligião Hindupt_BR
dc.subjectMovimento Hare Krishnapt_BR
dc.subjectVaiṣṇavismopt_BR
dc.titleO Movimento Hare Krishna no Brasil: Estudos em Perspectivaspt_BR
dc.typebookpt_BR


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