O Movimento Hare Krishna no Brasil: Estudos em Perspectivas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Carvalho, Leon Adan Gutierrez de
Valera, Lúcio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Edunila

Resumo

Com pouco mais de 300 páginas, o livro introduz o leitor ao movimento por meio de considerações históricas e sociológicas. Em seguida, apresenta um resgate da memória dos primeiros anos do Hare Krishna no país. Esse resgate precede a uma análise da presença das mulheres na tradição e a um estudo das ações desenvolvidas pelo movimento que vão além dos “mantras e templos”, como as de caráter educativo executadas em uma ecovila situada em Caruaru (PE). Especificamente em relação à fronteira Brasil-Paraguai-Argentina – região onde está localizada a UNILA e sua Editora Universitária – a obra apresenta um capítulo que analisa a cultura de fronteira e o Hare Krishna entre Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR). Desenvolvida por Júlio da Silveira Moreira, professor da UNILA, a análise parte da tese de que o movimento possui um caráter transcultural e transnacional próprio, pois afirma valores e princípios universais como a centralidade de uma ordem cósmica regida por um deus universal, características que são estudadas, no texto, tendo como base o fluxo populacional e os trânsitos transnacionais da Tríplice Fronteira. É surpreendente, por exemplo, saber que “os primeiros devotos” a circular pela região foram os vendedores de livros sobre o Hare Krishna, chamados de sankirtaneiros. Vindos das cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba, eles seguiam para a capital paraguaia, Assunção, onde foi formado o primeiro núcleo no país vizinho, ainda nos anos 1970. Logo, a abrangência foi ampliada para Ciudad del Este, onde foi instalado um templo e um restaurante. Mais recentemente, o polo de congregação e de atividades regulares na cidade vizinha “tem se constituído historicamente por vários movimentos e deslocamentos socioculturais”, que incluem os três países. Além de possibilitar esse fluxo transfronteiriço, o Movimento Hare Krishna tem provocado ainda um fluxo transnacional, pois recebe regularmente a visita de devotos de muitos países.

Descrição

Sobre os organizadores Leon Adan Gutierrez de Carvalho é doutor em História pela UFPR. Membro do Laboratório de Estudos de História das Religiões (Universidade de Pernambuco), pesquisa temas como História das Religiões, História Cultural, História do Movimento Hare Krishna e Hinduísmo. Lúcio Valera é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e desenvolveu sua pesquisa na Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi (Índia). Atua em temas como Filosofia, Ética, Diálogo Inter-religioso, Religião Comparada. Dados da obra Ano de publicação: 2022 Organizadores: Leon Adan Gutierrez de Carvalho e Lúcio Valera Idioma: Português Número da edição: 1ª Número de páginas: 322 ISBN: 978-65-86342-35-2

Palavras-chave

Religião Hindu, Movimento Hare Krishna, Vaiṣṇavismo

Citação

O MOVIMENTO Hare Krishna no Brasil: estudos em perspectivas. Leon Adan Gutierrez de Carvalho (Org.), Lúcio Valera (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2022. PDF (322 p.) : il.

Coleções