A Docência, o Ensino da Matemática e o Período Pandêmico entre 2020 e 2022: Fatores que Refletem na Precariedade Educacional
Data
2022
Autores
Angeli, Luciane Schllemer
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho pretende abordar a docência de matemática, bem como o processo de ensino e aprendizagem da mesma a partir das metodologias utilizadas, buscando demonstrar que falta de formação dos professores aliada a falta de infraestrutura estão prejudicando o processo de ensino e aprendizagem de matemática, refletindo nos resultados de indicadores educacionais como o Ideb e o Saeb que demonstram que o nível de conhecimento adequado dos estudantes brasileiros em matemática está muito longe do ideal. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a bibliográfica, com leitura de artigos, reportagens, livros e legislações relacionadas ao tema proposto. A pandemia de COVID-19 trouxe como aprendizado aos educadores bem como aos governos que a educação brasileira não está preparada para metodologias ativas, uso de tecnologias e para ensino remoto, a distância. O ensino remoto refletiu uma realidade que os professores já conheciam em sala de aula: a desmotivação dos alunos, aliado com questões sociais como a falta de recursos tecnológicos que os possibilite de enxergar os conteúdos de outras maneiras faz que o processo de ensino e aprendizagem fique muito prejudicado.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
Palavras-chave
docência; educação; matemática; metodologias ativas; pandemia.