Sobre Laços e Nós: uma Análise das Relações Sociais entre Pessoas Privadas de Liberdade nas Penitenciárias de Foz do Iguaçu

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Rodrigues, Layra Fabian Borba

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objetivo desta pesquisa é entender como a punição, expressa através da privação de liberdade, está ligada à organização das relações sociais entre os indivíduos. Para embasar esse estudo, utilizarei a experiência de mediação cultural nas penitenciárias de Foz do Iguaçu, ocorridas dentro do contexto pandêmico, entre os anos de 2020 e 2021. Nesse sentido, minha pergunta de partida para essa análise é: que relação existe entre o grande contingente de pessoas pobres e negras encarceradas, o crescimento expressivo do encarceramento feminino e as estruturas de classe, raça e gênero? A fim de mediar esse debate, partirei, em primeiro lugar, do marco teórico da Teoria Marxista da Dependência (TMD) e dos feminismos que buscaram dialogar com o marxismo. Dentro dessa discussão, buscarei demonstrar como as estruturas de classe, raça e gênero são fundamentais para manter e reproduzir a dependência e, assim, a própria acumulação de capital. Em segundo lugar, para embasar esse debate político-teórico, apoiarei-me na experiência de participar do Direito à poesia, grupo de extensão da UNILA que trabalha literatura com pessoas encarceradas em Foz do Iguaçu. Mediante os diálogos e escritos que desenvolvemos com esses grupos, foi possível acessar parte de suas histórias e as vivências do cárcere. Dessa forma, ao final deste trabalho, espero poder traçar um diálogo entre o debate político-teórico acerca das relações sociais entre os indivíduos no capitalismo dependente brasileiro e as reflexões advindas da troca de experiências com pessoas em privação de liberdade.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política na América Latina.

Palavras-chave

Relações sociais; Sentimentos; Privação de liberdade; Teoria Marxista da Dependência; Brasil.

Citação