Porque cantam os velhinhos: observações etnográficas de primeira viagem em um lar de anciãos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-06-30

Autores

Gómez, Jonathan Patricio Cumbicos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Dedicado as pesquisas que ajudem a desconstruir a marginalização do idoso, a presente trabalho recolhe e apresenta uma etnografia feita no asilo Lar dos Velhinhos em Foz do Iguaçu estado de Paraná - Brasil sobre repertorio musical em idosos e as motivações que os levam a cantar, ouvir ou escutar algumas canções especificas. Aborda também as limitações do envelhecer desde os autores Caroline de Leon Linck e Nelson H. Blanco respetivamente.
Dedicado a la investigación para ayudar a deconstruir la marginación de las personas de tercera edad, este trabajo recoge y presenta una etnografía realizada em el Asilo Lar dos Velhinhos en Foz do Iguaçu em el estado de Paraná - Brasil, sobre el repertorio musical en los ancianos y las motivaciones que les llevan a cantar, escuchar o escuchar algunas canciones específicas. También se abordan las limitaciones de edad desde los autores Caroline Leon Linck y Nelson H. Blanco, respectivamente.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Música, ênfase em pesquisa. Consiste em uma etnografia sobre práticas musicais na terceira idade num lar de idosos da cidade de Foz do Iguaçu. O trabalho etnográfico é reforçado com análises musicais que empregam ferramentas tecnológicas: análise de gráfico de onda e espectograma. Orientador: Prof. Ms. Marcelo Ricardo Villena.

Palavras-chave

Idosos, Presente continuo, Identidade regional, Radiodifusão

Citação

GÓMEZ, Jonathan Patricio Cumbicos. Porque cantam os velhinhos: observações etnográficas de primeira viagem em um lar de anciãos. p.45. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Música - ênfase pesquisa) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.

Coleções