Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard
Carregando...
Data
2022
Autores
Staudt, Taíse
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que
envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma
possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse
problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que
ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no
que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema
organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge,
liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a
temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e
consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento
e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano
colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A
Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade
de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os
resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países
latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão
trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a
Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na
história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade
de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior
relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Revolução Haitiana, Ensino de História, Material didático, Colonialismo.