Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorSilva, Rogério Anderson
dc.contributor.authorSanches, Tiago Costa
dc.date.accessioned2022-06-28T01:23:48Z
dc.date.available2022-06-28T01:23:48Z
dc.date.issued2022-06-27
dc.identifier.issn2674-7618
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6646
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstágio Obrigatório; Formação docente; Educação Histórica; Didática da História; Professor Pesquisador.pt_BR
dc.titleFormação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de históriapt_BR
dc.typearticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples