Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorChen, Alexandre Domingues de Oliveira
dc.date.accessioned2022-05-06T18:51:06Z
dc.date.available2022-05-06T18:51:06Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6597
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com o objetivo de identificar os prós e contras do ensino “híbrido” proposto. A pesquisa iniciou através da construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador virtual gratuito PhET Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). O material se baseia na utilização das simulações disponibilizadas no site e de suas aplicações no laboratório do colégio ou na residência dos alunos. A universidade de Colorado disponibiliza gratuitamente, tanto para professores quanto para alunos, diversas simulações experimentais que contemplam as disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia, que podem ser aplicadas em sala de aula juntamente a conceituação dos experimentos, para que tenha mais significado para os alunos, que estimule sua participação ativa no processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Visando dinamizar o ensino remoto, onde o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas se tornou o novo normal, principalmente devido à pandemia, o trabalho foi montado para que os alunos tenham mais interesse na disciplina de física, demonstrando a teoria através de imagens e simulações. Dessa forma, os alunos podem tanto utilizar de maneira teste, como otimizar seus seminários, de maneira lúdica, através dos exemplos contidos no site. Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para superar o problema do ensino em tempos de pandemia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHíbrido; Experimentos; Pandemia; Física; Simulaçõespt_BR
dc.titleProposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulaçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples