Proposta de Alternativas para a Introdução de Conteúdos de Física Mediante Simulações
Resumo
Trata-se de um trabalho de Conclusão de curso baseado em pesquisas práticas e teóricas
na qual apresentam dados que se sucederam através da aplicação de questionários com
o objetivo de identificar os prós e contras do ensino “híbrido” proposto. A pesquisa iniciou
através da construção de uma metodologia diferenciada através do uso do simulador
virtual gratuito PhET Colorado (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). O material se baseia na
utilização das simulações disponibilizadas no site e de suas aplicações no laboratório do
colégio ou na residência dos alunos. A universidade de Colorado disponibiliza
gratuitamente, tanto para professores quanto para alunos, diversas simulações
experimentais que contemplam as disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia,
que podem ser aplicadas em sala de aula juntamente a conceituação dos experimentos,
para que tenha mais significado para os alunos, que estimule sua participação ativa no
processo de aprendizagem e possibilite a aquisição de novos conceitos. Visando
dinamizar o ensino remoto, onde o uso de tecnologias digitais para ministrar aulas se
tornou o novo normal, principalmente devido à pandemia, o trabalho foi montado para que
os alunos tenham mais interesse na disciplina de física, demonstrando a teoria através de
imagens e simulações. Dessa forma, os alunos podem tanto utilizar de maneira teste,
como otimizar seus seminários, de maneira lúdica, através dos exemplos contidos no site.
Os professores tiveram que se adaptar e aprender a lidar com as tecnologias digitais para
superar o problema do ensino em tempos de pandemia.