Análise da Condução Político-econômica do Governo Lula (2003-2010) na Determinação da Vulnerabilidade Externa Brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Autores

Pertile, Kimberly Victória

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da condução da política econômica de Lula (2003-2010), conforme os mecanismos de funcionamento do modelo liberal periférico (MLP), e da conjuntura econômica internacional na determinação das condições de vulnerabilidade externa, nos âmbitos conjuntural e estrutural, em cada esfera econômica internacional do país. Percebe-se uma melhora da vulnerabilidade conjuntural do Brasil no âmbito do comércio internacional durante a ascensão econômica mundial, com a expansão econômica resultante das exportações, mas esta é piorada no período de recessão econômica de 2008. Sob o aspecto estrutural, as políticas macroeconômicas do MLP e o comércio internacional aquecido contribuíram para perpetuar o padrão de comércio externo passivo e as estruturas produtivas regressivas na indústria de transformação, levando à deterioração da vulnerabilidade comercial. A abertura comercial e financeira e as privatizações, promovidas pelo MLP, sob um cenário externo conivente, conduziram a economia à subordinação tecnológica e perda de competitividade e do controle estatal sobre o aparelho produtivo, culminando na ampliação da vulnerabilidade estrutural produtivo-tecnológica. A política macroeconômica do MLP, aliada ao período de alta liquidez internacional, possibilitou uma queda da proporção da dívida total pelo PIB no primeiro governo Lula (2003-6). Esse cenário internacional favorável permitiu a flexibilização da política fiscal, que sustentou na segunda gestão Lula (2007-10), mesmo diante da crise de 2008, a continuidade da melhoria da relação dívida total pública e PIB. Assim, houve uma queda conjuntural da vulnerabilidade externa monetário-financeira. Por fim, contempla-se um problema de desequilíbrio de fluxo e desequilíbrios de estoques, determinados segundo a trajetória econômica mundial e os princípios da política macroeconômica do MLP, o que expressam uma elevada vulnerabilidade externa estrutural monetário-financeira do Brasil. Dessa forma, esclarecemos os principais elementos que podem dificultar a melhoria do crescimento econômico do país.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.

Palavras-chave

Política econômica; governo Lula; conjuntura econômica internacional; vulnerabilidade externa; esferas econômicas internacionais.

Citação