Geometria e Óptica no Primeiro Livro do Tratado da Pintura de Leon Battista Alberti
Data
2022
Autores
Barbosa, Midiã
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O tratado “Da Pintura”, de Leon Battista Alberti, é compreendido por nós como um código
de linguagem que limita o que pode ser dito e torna possível a mensagem. Partindo desse
ponto, orientamos a investigação de modo a privilegiar o contexto de elaboração do tratado
albertiano. Ainda, reconhecendo a coexistência da perspectiva naturalis e da perspectiva
artificiales, interpretamos o tratado “Da Pintura” como um elo entre os saberes práticos e
teóricos compartilhados por geômetras e artífices na Itália do século XV. Desse modo, a
presente pesquisa objetivou reconhecer o vínculo entre a pintura, geometria e a óptica
euclidiana. Discutimos ainda o emprego, pelo tratadista, dos conceitos geométricos que
constituem a pirâmide visual e definem a pintura enquanto intersecção da mesma,
considerando que Alberti permeia a perspectiva naturalis com sua prática artística. Ao
mesmo tempo, tratamos de seu questionamento acerca do método compartilhado entre os
artífices para a construção das transversais no plano da pintura, bem como do
estabelecimento de seu próprio método. Alberti, demonstrando como procede enquanto
pinta, configura-se em agente transformador e transmissor do saber em questão.
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.
Palavras-chave
História da matemática. Óptica euclidiana. Leon Battista Alberti. Pirâmide visual. Perspectiva artificialis