Avaliação das Propriedades Físico-Mecânicas de Argamassas de Revestimento com Diferentes Teores de Filito

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Autores

Paco, Andrey Lucas Manarin
Santos, Ana Carolina Parapinski dos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O ciclo de produção da cal é um conhecido problema ambiental devido à extração do calcário e processo de calcinação. Com vistas à sustentabilidade, busca-se implementar novos materiais menos emissivos, de modo a substituir totalmente ou parcialmente a utilização de cal em argamassas, visando reduzir sua produção e seus impactos. O filito, material oriundo da moagem de rochas sedimentares e de beneficiamento menos emissivo que a cal, apresenta-se como um material alternativo de menor impacto ambiental e já existente no mercado, porém com poucos estudos sobre desempenho em argamassas. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos da substituição da cal pelo filito em argamassas de revestimento. Logo, foram avaliadas as propriedades físico-mecânicas de traços de argamassas mistas produzidas com filito, de modo a comparar com as propriedades fisico-mecânicas de argamassas mistas com cal e blenda. Na definição de traços com filito, foram propostas frações reduzidas de 25% 50% 75% além de fração total de 100% em substituição a fração de cal. Para as blendas, adotou-se uma proporção de 25% de filito e 75% de cal. Para determinação das propriedades físico-mecânicas, os traços foram ensaiados conforme requisitos de classificação de argamassas da NBR 13281 (ABNT, 2005), em função do índice de consistência, retenção de água e densidade de massa aparente no estado fresco, resistência à tração na flexão e compressão em corpos de prova prismáticos, densidade de massa aparente, resistência potencial de aderência à tração e absorção por capilaridade no estado endurecido. Como resultado, verificou-se que a utilização do filito em argamassas é viável, tanto em substituição total quanto parcial da cal, ocorrendo melhora nas propriedades físico-mecânicas e desempenho. Com relação a blenda, ela se apresenta como uma ótima alternativa de uso, conservando a trabalhabilidade e capacidade de aderência conferida pela cal juntamente com a melhora nas propriedades físico-mecânicas conferidas pela adição parcial de filito na mistura. Logo, a utilização do filito corrobora para que haja a produção de argamassas mantendo-se um nível aceitável de desempenho do sistema construtivo.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.

Palavras-chave

Argamassa, Filito

Citação

PACO, Andrey Lucas Manarin. Avaliação das Propriedades Físico-Mecânicas de Argamassas Produzidas com Filito em Foz do Iguaçu. 2021. 75pp. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil de Infraestrutura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021.