Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental
Resumen
Para superar a atual situação de crise ambiental resultante de nosso modelo de sociedade é
necessário aprofundar a formação de uma cidadanía consciente, crítica e emancipada que será
capaz de enfrentar a mudança, ja é inadiável. A Educação Ambiental é um instrumento para
conseguir a transformação da cidadania. Mas a urgência da situação requer que as atividades
educativas sejan, ao mesmo tempo, ações concretas tendentes a melhorar o entorno que
vivemos e nossa relação com ele. Tendo isso como premissa, na Cidade de Puerto Iguazú
desenvolviou-se um Projeto de Educação Ambiental de Melhoramento Participativo do Bairro
que teve como objetivo formar e fortalecer um grupo de estudantes do ensino médio para
realizar intervenções transformadoras no bairro. No processo, que implementou-se sob a
modalidade de oficina por vários meses, foram aplicados diferentes recursos educativos cuja efetividade é analisada e discutida neste artigo. A análise efetuou -se com base nos registros
escritos tomados nas oficinas e mediante instâncias de auto-avaliação do grupo de estudantes.
Entre os recursos aplicados, alguns deles resultaram ser bem sucedidos em atingir os objetivos
propostos, enquanto outros deveriam ser modificados para adequar mais aos interesses e
necessidades dos jovens. No entanto, o grupo demonstrou ter conseguido várias importantes
aprendizagens.