Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental
Carregando...
Data
2016-08-15
Autores
Bardelás, Analía
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Para superar a atual situação de crise ambiental resultante de nosso modelo de sociedade é
necessário aprofundar a formação de uma cidadanía consciente, crítica e emancipada que será
capaz de enfrentar a mudança, ja é inadiável. A Educação Ambiental é um instrumento para
conseguir a transformação da cidadania. Mas a urgência da situação requer que as atividades
educativas sejan, ao mesmo tempo, ações concretas tendentes a melhorar o entorno que
vivemos e nossa relação com ele. Tendo isso como premissa, na Cidade de Puerto Iguazú
desenvolviou-se um Projeto de Educação Ambiental de Melhoramento Participativo do Bairro
que teve como objetivo formar e fortalecer um grupo de estudantes do ensino médio para
realizar intervenções transformadoras no bairro. No processo, que implementou-se sob a
modalidade de oficina por vários meses, foram aplicados diferentes recursos educativos cuja efetividade é analisada e discutida neste artigo. A análise efetuou -se com base nos registros
escritos tomados nas oficinas e mediante instâncias de auto-avaliação do grupo de estudantes.
Entre os recursos aplicados, alguns deles resultaram ser bem sucedidos em atingir os objetivos
propostos, enquanto outros deveriam ser modificados para adequar mais aos interesses e
necessidades dos jovens. No entanto, o grupo demonstrou ter conseguido várias importantes
aprendizagens.
Abstract
Descrição
Artículo presentado como requisito parcial para la obtención del título de posgrado en Educación Ambiental, por el Programa de Posgrado en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana. Orientadores: Profa. Dra Marcela Stuker Kropf, Prof. Dr. Luis Alvarado Prada.
Palavras-chave
Educação ambiental, Sociedade sustentável, Valores, Percepção ambiental, Pesquisa ação, Coletivos jovens, Puerto Iguazú - Argentina
Citação
BARDELÁS, Analía. Mejoramiento barrial participativo en Puerto Iguazú como experiencia de Educación Ambiental. 26 p. Trabalho acadêmico de Especialização (Pós-graduação em Educação Ambiental com ênfase em espaços Educadores sustentáveis) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2016.