Educação na Pandemia - Notas para uma perspectiva inclusiva

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-16

Autores

Silva, Elora Marques Mendonça

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho surgiu com base na ideia de pesquisar como se deu o processo educativo para estudantes com deficiência durante a pandemia do novo Corona Vírus, que deu início em março de 2020. Uma das motivações em pensar a Educação se deu a partir do momento que me tornei desempregada e, em seguida, babá e professora particular de uma criança com síndrome de down. Nele eu relaciono as metodologias de ensino para estes estudantes com os conceitos políticos do direito de aparecer e a interdependência social de Judith Butler. Questiono também este entrelaço com o relato de experiência de um estudante da graduação em Ciências Sociais que conta, de forma sucinta, como tem sido sua experiência com a tecnologia necessária nesse novo modelo virtual de ensino. Dessa forma, meu objetivo foi observar o nosso contexto da educação para percebe-la como superfície ou não superfície de existência dos estudantes com deficiência em um momento atípico para discentes e docentes. Por fim, pode-se perceber que existem falhas que talvez foram ponderadas de forma histórica, tanto da educação quanto da pessoa com deficiência, mas que ainda assim, para a realidade de alguns alunos, a atenção e direito de aparecer têm sidos construídos neste campo virtual atual conforme a demanda.

Abstract

Descrição

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gênero e Diversidade na Educação.

Palavras-chave

Citação