dc.contributor.advisor | Orientação | |
dc.contributor.author | Salvino, Andréia de Castro | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T22:18:18Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T22:18:18Z | |
dc.date.issued | 2021-06-04 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/6220 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um empenho político por auto definição, como resposta à
construção histórica da educação na América Latina que se estabeleceu, em conjunto com diversos
aparatos ideológicos, por demanda de civilizar nossas sociedades. Ancorada na crença de que a matriz
colonial de poder criou uma estrutura que nos transforma em "seres para outro", para o projeto
colonizador, entendo o exercício de sentipensar (razoar desde a mente de desde o coração) quem somos, e
como se deu tal processo, fundamental para qualquer caminho que se pretenda alternativo ao modelo
capitalista de desenvolvimento. Todas as vozes que me falam simultaneamente gritam juntas por justiça e
liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | colonialidade, eurocentrismo, interseccionalidade, interdisciplinariedade, sentipensar. | pt_BR |
dc.title | (Des)norteada por Todas as Vozes que me Falam Simultaneamente: uma Busca por Sentipensar a Educação | pt_BR |
dc.title.alternative | | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |