Análise de sensibilidade na tarifa da COPEL-DIS: Relação entre aquisição de energia em leilões com as tarifas econômicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-07-20

Autores

Lemos, Gabriel Marins

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem o intuito de investigar a sensibilidade do preço da energia negociada em leilões em ambiente regulado em relação a tarifa econômica aplicada pela distribuidora de energia elétrica COPEL-DIS. A revisão bibliográfica atuou de forma a buscar métodos de análise de sensibilidade e a contextualizar o setor de energia, tratando de explicar conceitos relacionados aos leilões de energia em ambiente regulado, assim como os aspectos de regulação tarifária através do PRORET. O método é aplicado utilizando os conceitos abordados na revisão bibliográfica, a partir dos dados do reajuste tarifário da COPEL-DIS, com isso foi encontrado os valores da Receita Requerida da distribuidora para o período de referência, assim como as tarifas econômicas relacionadas a esse processo tarifário. Foi selecionada uma usina de um leilão, de forma aleatória, e para este caso realizada a variação de 1 R$/MWh no preço de energia da usina, assim foi possível obter as respostas originadas das variações da entrada e calcular a variação nominal e a sensibilidade relativa referente a receita requerida e a tarifa econômica da distribuidora.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia.

Palavras-chave

Tarifa, Leilão, Energia Elétrica, Análise de Sensibilidade, Regulação.

Citação