A China na Economia Mundo Contemporânea

Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Haro Sly, María José

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho se propõe fazer uma primeira aproximação às reflexões do processo sistêmico que levou à ascensão da China na Economia Mundial nos últimos 30 anos. Seu objetivo é propor uma interpretação alternativa sobre a emergência chinesa no contexto do desenvolvimento da Economia-Mundo capitalista a partir do enfoque de análise de Giovanni Arrighi. O trabalho analisa o dinamismo econômico da China e as suas relações intrínsecas com a s esferas políticas, sociais, culturais e históricas relacionadas ao desenvolvimento da economia-mundo capitalista - tanto na longue durée, como na história recente.
Este trabajo se propone realizar una primera aproximación a las reflexiones del proceso sistémico que llevó al ascenso de China en la economía mundial en los últimos 30 años. Su objetivo es proponer una interpretación alternativa de la emergencia de China en el desarrollo de la economía-mundo capitalista a partir del enfoque de análisis de Giovanni Arrighi. El estudio analiza el dinamismo económico de China como intrínsecamente relacionado con las esferas políticas, sociales, culturales e históricas y con su relación con el desarrollo de la economía- mundo capitalista - tanto en la longue durée, como en la historia reciente

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Estado, Sociedade e Política na América Latina. Orientador: Prof. Doutor Luiz Rodrigo Medeiros da Silva.

Palavras-chave

Ascensão da China, Sistema-mundo, Giovanni Arrighi - economista político italiano, Economia política

Citação

HARO SLY, María José. A China na Economia Mundo Contemporânea. 2014. 74 pgs. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política e Sociologia: Estado, Sociedade y Política na América Latina). Foz do Iguaçu, 2014.