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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorPeres, Delmira de Almeida
dc.date.accessioned2020-11-12T17:57:38Z
dc.date.available2020-11-12T17:57:38Z
dc.date.issued2020-11-12
dc.identifier.citationPERES, Delmira de Almeidapt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5965
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo discutir a educação escolar indígena, apresentar saberes originários Avá Guarani e identificar como os saberes indígenas estão presentes na tekoha e estimulam o ensino e a aprendizagem de estudantes indígenas Avá Guarani na aldeia de Ocoy, região oeste do Paraná no Colégio Teko Ñemoingo. Para realizar nossa pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica sobre a temática indígena e educacional desde obras e documentos oficiais brasileiros como as Constituições, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (LDB), Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, (RCNEI) e também documentos e leis internacionais, por exemplo, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, (OIT), a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DNUDPI), Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, (DUDL) entre outros. Além das fontes citadas, fazem parte desta pesquisa as narrativas, mitos e histórias junto à religião e à língua por meio das quais são transmitidos conhecimentos avá guarani, de geração a geração de forma oral, assim como depoimentos e ensinamento oferecidos pelos chamoĩkuéra, charrýikuéra na casa de reza e outros espaços sagrados da aldeia. Destacou-se o aprendizado realizado na família e na tekoha onde as crianças aprendem nossos costumes e tradições para a cultura manter-se viva. Reconheceu-se que os professores indígenas têm grande importância para transmitir às crianças os saberes junto com os conhecimentos do currículo escolar e dos livros. Procuramos mostrar nossas narrativas e falar como são importantes e não podem ser perdidas ou esquecidas, pois, vêm de nossos conhecimentos tradicionais, praticados há milhares de anos. A construção de fontes primárias foi realizada por meio de observações, registro das práticas indígenas, memórias e narrativas sagradas Avá Guarani dos saberes indígenas. Por fim, foram registradas algumas práticas escolares envolvendo conhecimentos ancestrais indígenas com conhecimentos externos, escolares/científicos dos quais as etnias também necessitam hoje para continuarem vivendo em comunidade. A escola, sendo intercultural e bilíngue, torna-se um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens indígenas, bem como de seus professores que aprendem e ensinam neste ambiente.pt_BR
dc.description.sponsorshipPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNILApt_BR
dc.relation.ispartofseriesDissertação;1
dc.rightsopenAccess
dc.subjectSaberes Indígenas. Ensino e Aprendizagem. Colégio Tekoha Ocoy. Educação Intercultural. Língua e Cultura guaranipt_BR
dc.titleOs Saberes Guarani e os Processos de Ensino e Aprendizagem no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo da aldeia Indígena Tekohá Ocoy - Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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