Avaliação do potencial de produção de Biogás em uma fecularia no oeste do Paraná
Carregando...
Data
2013
Autores
Araújo, Izabela Regina Costa
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Brasil vive atualmente um dos melhores momentos econômicos das últimas décadas. Seguindo as tendências de expansão do agronegócio, as cooperativas agroindustriais têm investido na industrialização. Esta tendência traz à tona a preocupação com o tratamento de efluentes e a sustentabilidade econômica deste processo, que pode ser promovida pelo aproveitamento energético do biogás proveniente do tratamento. Este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de produação de biogás em uma unidade industrial de processamento de mandioca – UIM, cooperativista, localizada na região oeste do Paraná, bem como a produção e além disso avaliar tecnologias para a produção e aproveitamento do biogás. Como resultados estimou-se o potencial de produção de biogás em 2,6 milhões de m³ por ano na unidade. A análise demostrou que a produção estimada de biogás seria suficiente para atender até 32% das demandas totais de energia na unidade. Em relação à energia térmica, que é a demanda com maior criticidade na região, conclui-se que é possível substituir até aproximadamente 83% do consumo previsto de lenha. Como principais tecnologias levantadas e dimensionadas para este trabalho destacam-se o (i) sistema de biodigestão, composto decantador, um biodigestor tubular de 33.600 m³ com tempo de retenção hidráulica de 10 dias, com sistema de agitação e transporte do biogás. (ii) a unidade de tratamento de biogás para retirada de gás sulfídrico, com capacidade de filtragem de 633,8 m³ de biogás/hora, (iii) sistema de queimadores de segurança (flares), composto por três unidades de queima com vazão de 300 m³ de biogás/hora cada um (iv) um sistema de queima do biogás para ser instalado na caldeira, com capacidade de quiema de 650 Nm³/hora e/ou (v) grupo gerador para geração de energia elétrica, com potência instalada superior a 1030 kwh. Conclui-se deste trabalho que os sistemas de tratamento de efluentes por biodigestão anaeróbica podem contribuir positivamente para o balanço econômico do saneamento ambiental proporcionando a possibilidade do aproveitamento do biogás como fonte de energia
Abstract
Descrição
Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Energias Renováveis, com ênfase em Biogás. Orientador: Prof. Msc. Felipe Souza Marques.
Palavras-chave
Energia renovável, Manipueria, Tratamento de efluentes, Biogás
Citação
ARAUJO, Izabela Regina Costa. Avaliação do potencial de produção de Biogás em uma fecularia no oeste do Paraná. 55 p. Monografia de Especialização (Pós-Graduação em Energias Renováveis com ênfase em biogás) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2013.