• português (Brasil)
    • español
    • English
  • English 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural
  • View Item
  •   DSpace Home
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Acalantar: uma prática para aquietar? Ação de adormecer ou a-que-ser a alma, acalma

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (1.212Mb)
Ata de defesa (539.1Kb)
Date
2020-03-13
Author
Schmidt, Isabel Mattos
Metadata
Show full item record
Abstract
Neste trabalho de pesquisa sobre os acalantos na América Latina fiz uma análise das letras de algumas canções de ninar como “Duerme Negrito”, “Torore rore” (cantiga guarani), “Mãezinha do céu” e “Arroro mi niño”, procurando encontrar o que está oculto nestas melodias que entoadas, penso eu, vão construindo um ritmo de vida e sedimentando noções de raça, gênero, padrão social, sentimentos de medo e solidão, nascer e morrer. Entre fronteiras e limiares, os muitos cantares na sua “forma” colocam as “doces regras” sociais. Trata-se de uma investigação etnográfica, pois as músicas foram eleitas, através de uma pergunta a colegas de curso em um intervalo entre classes: Que canção de ninar cantaria para mim? Sem muito pensar, cantaram. E é também uma pesquisa bibliográfica, posto que procurei autores que estudassem as questões acima elencadas. Para conclusão busco alternativas em outras cosmovisões não hegemônicas e que pensem e tragam seus cantos relacionados com a natureza e o fazer comunitário. Encontrei ao final uma (in) conclusão, muitos são os caminhos, lanço aqui apenas ideias “ao vento” - sementes.
 
La siguiente investigación presenta un análisis de las letras de algunas canciones de cuna en América Latina, como “Dueme negrito”, “Torore rore” (en guarani), “Mãezinha do céu” y “Arroro mi niño”. Trato de encontrar lo que se oculta en estas melodías, que, creo, construyen y sedimentan cuestiones cómo raza, género, lugar social, sentimientos de miedo y soledad, nacer y morir. Entre fronteras y umbrales; las muchas canciones en su “forma” ponen las “dulces reglas” sociales. Se trata de una investigación etnográfica, porque las canciones fueron elegidas, a través de una pregunta a las compañeras de clase en un intervalo: ¿Qué canción de cuna me cantarías? Sin pensarlo mucho, cantaron. Y también es una investigación bibliográfica, porque busqué autores que estudiaran las cuestiones mencionadas. Para concluir exploré alternativas en otras cosmovisiones no hegemónicas, que piensan en canciones relacionadas con la naturaleza y el hacer en comunidad. Encontré al final una (in) conclusión, muchos son los caminos, lanzo aquí sólo ideas "al viento", semillas.
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/5643
Collections
  • TCC - Letras - Artes e Mediação Cultural

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV