Improvisação vocal com consciência intervalar: uma prática pedagógica baseada em canções populares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Silva, Kristoff

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

NUPEMPLA

Resumo

Este artigo aborda uma prática pedagógica apresentada dentro da Oficina de Canção Popular, que integrou a programação da II Jornanda de Canção Popular da UNILA. O tema é parte de uma pesquisa que tem por objetivo explorar o uso da canção popular como elemento deflagrador das potencialidades criativas. O contexto onde tal pesquisa se desenvolve é o das escolas formais de música, em aulas de musicalização ou percepção musical. As experiências abrangem tanto o nível iniciante, em escola livre, quanto os mais avançados, no nível superior. Os resultados mostram que, mesmo com a diferença de níveis, a natureza particular dessa proposição desafia e estimula os alunos, ao mesmo tempo em que possitiblita a assimilação das relações intervalares de maneira mais consistente, além de favorecer o exercício da criatividade

Descrição

Anais da 2ª Jornada de Investigação em Música Latino-Americana da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018. Organizadores: Profa. Dra. Analía Chernavsky e Prof. Dr. Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende

Palavras-chave

Música - América Latina, Canção popular, Percepção musical

Citação