Estimativa da produção de biogás a partir de dejetos suínos: Avaliação e comparação entre metodologias, aplicadas a um estudo de caso

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-02-28

Autores

Alves Junior, Julio Cezar

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A busca por uma matriz energética mais sustentável com a utilização de uma menor quantidade de combustíveis fosseis é centro de pesquisa e estudos nos dias atuais. Nesse contexto, o biogás é uma ótima fonte energética, visto que é um biocombustível totalmente renovável oriundo da degradação de matéria orgânica por agentes microbiológicos. No presente estudo é avaliado e estimado a produção de biogás em uma instituição de ensino publica, com atividades voltadas para a prática e manejo na agropecuária. Atualmente a instituição possui diversas cabeças de suínos, bovinos, equinos e aves, porém a delimitação do trabalho será acerca da produção de biogás a partir dos dejetos de suínos. A estimativa de produção foi calculada a partir de três metodologias disponíveis na literatura (CIBiogás, EMBRAPA e uma adaptação da CETESB), além da estimativa futura com a criação de três cenários. No intuito de trazer dados mais fide-dignos ao estudo de caso, foi avaliado também parâmetros físico-químicos dos dejetos como sólidos totais, sólidos voláteis e pH e replicados nas metodologias apresentadas. Ao final foi estimado o volume do biodigestor necessário para atender as demandas calculas e o consumo do biogás como fonte térmica para a instituição como substituto do gás de cozinha (GLP).
La búsqueda de una matriz energética más sustentable con el uso de una menor cantidad de combustibles fósiles es un centro de investigación y estudios en la actualidad. En este contexto, el biogás es una excelente fuente de energía, ya que es un biocombustible completamente renovable proveniente de la degradación de la materia orgánica por los agentes microbiológicos. En el presente estudio, se evalúa y estima la producción de biogás en una institución de educación pública, con actividades centradas en la práctica y la gestión en la agricultura. Actualmente, la institución cuenta con varias cabezas de cerdos, vacas, caballos y aves, sin embargo la delimitación del trabajo será sobre la producción de biogás a partir de estiércol. La estimación de producción se calculó a partir de tres metodologías disponibles en la literatura (CIBiogás, EMBRAPA y una adaptación de CETESB), además de la estimación futura con la creación de tres escenarios. Con la finalidad de aportar datos más fidelignos al estudio de caso, fueran evaluados tambien los parámetros fisicoquímicos de los desechos como sólidos totales, sólidos volátiles y pH también se evaluaron y replicaron en las metodologías presentadas. Al final, se estimó el volumen del biodigestor necesario para satisfacer las demandas de cálculo y el consumo de biogás como fuente térmica para la institución como sustituto del gas de cocina (GLP).

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Energia. Orientadora: Prof.a Dra. Andreia Cristina Furtado

Palavras-chave

Biodigestão, Biogás (Energias renováveis), Suinocultura (Biomassa)

Citação

ALVES JUNIOR, Julio Cezar. Estimativa da produção de biogás a partir de dejetos suínos: Avaliação e comparação entre metodologias, aplicadas a um estudo de caso. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) – Universidade Federal da Integração Latino Americana(UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.