Representações de José Gaspar Rodríguez de francia a partir do Manual Didático

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-01-21

Autores

Leal, Osni Cesar da Luz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O artigo se propõe a analisar as representações de José Gaspar Rodríguez de Francia nos “manuais didáticos” de história na rede de ensino do Paraguai. O trabalho objetiva analisar a construção da sua imagem pública através das narrativas históricas em torno da sua pessoa nos manuais didáticos oficiais de história distribuídos pelo Ministério da Educação - (MEC) do Paraguai e em manuais de escolas privadas, manuais dos anos de 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a ser aplicada a análises em manuais didáticos de história do Paraguai, livros do ensino fundamental e médio
El artículo tiene como objetivo analizar las representaciones de José Gaspar Rodríguez de Francia en los "manuales didácticos" de la historia en el sistema escolar paraguayo. El trabajo tiene como objetivo analizar la construcción de su imagen pública a través de narraciones históricas a su alrededor en los libros de texto oficiales de historia distribuidos por el Ministerio de Educación - (MEC) de Paraguay y en los libros de texto de escuelas privadas, libros de texto de los años 2005, 2010, 2016, 2017. Este trabajo se caracteriza por la investigación cualitativa, teniendo como metodología ser aplicada a los análisis en libros didácticos de historia del Paraguay, libros de primaria y secundaria

Abstract

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso da Especialização em História e América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palavras-chave

Manual Didático, Paraguai, José Gaspar Rodríguez de Francia (1766-1840) - político paraguaio

Citação

LEAL, Osni Cesar da Luz. Representações de José Gaspar Rodríguez de francia a partir do Manual Didático. 2020. 27 p. Artigo de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História e América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2020.