Técnicas do Teatro do Oprimido aplicadas em escolas da região oeste do Paraná que possam servir como suporte na formação de sujeitos sociais atuantes na defesa por direitos e cidadania

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Paloschi, Silvia Albarello

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é a aplicação experimental de técnicas cênicas propostas pelo dramaturgo, diretor e pesquisador teatral Augusto Boal, conhecidas em sua totalidade por “Teatro do Oprimido”, em escolas de EF2 de duas cidades da região oeste do Paraná - Medianeira e São Miguel do Iguaçu. A experiência apontou questões que giraram em torno do estudo e da prática do teatro como forma de mediação cultural e libertação, uma vez que, para Boal, o teatro é a primeira invenção educacional e de conscientização política. Os resultados obtidos mediante o emprego das pesquisas de campo realizadas durante o mês de setembro de 2019, apontaram para quase um absoluto desconhecimento, por parte de discentes e docentes das escolas-pilotos, acerca das técnicas desenvolvidas por Boal desde os anos sessenta na América Latina e na Europa, e caracterizadas como um sistema de auxílio ao aprendizado. Empregou-se também uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico- documental, que serviu como base para a posterior pesquisa in situ. Embora, o resultado em uma das escolas não tenha sido plenamente satisfatório, sustenta-se que as técnicas do Teatro do Oprimido são ferramentas eficazes para se trabalhar as relações interpessoais e resolver problemas que surgem no convívio escolar ou familiar.
El objeto de estudio de este trabajo es la aplicación experimental de técnicas escénicas propuestas por el dramaturgo, director y investigador teatral Augusto Boal, conocido en su totalidad como "Teatro del Oprimido", en las escuelas EF2 en dos ciudades del oeste de Paraná - Medianeira y São Miguel do Iguaçu. La experiencia señaló cuestiones que se centraron en el estudio y la práctica del teatro como una forma de mediación y liberación cultural, ya que para Boal el teatro es el primer invento educativo y la conciencia política. Los resultados obtenidos a través del uso de la investigación de campo realizada durante el mes de septiembre de 2019, señalaron una falta casi total de conocimiento, por parte de estudiantes y maestros de escuelas piloto, sobre las técnicas desarrolladas por Boal desde los años sesenta en América Latina y en Europa, y se caracteriza como un sistema de ayuda al aprendizaje. También se utilizó una investigación exploratoria de naturaleza bibliográfica-documental, que sirvió de base para la investigación in situ posterior. Aunque el resultado en una de las escuelas no fue completamente satisfactorio, se argumenta que las técnicas del Teatro del Oprimido son herramientas efectivas para trabajar en las relaciones interpersonales y resolver problemas que surgen en la vida escolar o familiar.

Abstract

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Letras, Artes e Mediação Cultural. Orientador: Prof. Dr. Fernando Mesquita de Faria

Palavras-chave

Augusto Boal (1931-2009) - dramaturgo brasileiro, Artes cênicas, Ensino - Metodologia, Ensino Fundamental

Citação

PALOSCHI, Silvia Albarello. Técnicas do Teatro do Oprimido aplicadas em escolas da região oeste do Paraná que possam servir como suporte na formação de sujeitos sociais atuantes na defesa por direitos e cidadania. 2019. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Letras, Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019.