O muro como elemento de mediação cultural do grafiti e a pichação em Foz do Iguaçu.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2015

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo a compreensão do muro como espaço físico de mediação para o desenvolvimento do Grafite e a Pichação em Foz do Iguaçu. A metodologia se dividiu em duas áreas de trabalho complementares. De um lado uma revisão bibliográfica que abarcou teorias artísticas, sociológicas e geográficas. Ao mesmo tempo foi realizada uma pesquisa de campo (através de registro fotográfico e entrevista com alguns artistas locais) que buscou compreender as manifestações desta forma de arte presentes na cidade. Com estes objetivos foram definidos como objetos centrais de estudo o Grafite, a pichação e o muro. Por meio deles foram possíveis as construções reflexivas sobre os subtemas seguintes: um recorrido histórico do movimento Grafite como ferramenta de reivindicação com forte caráter comunicativo, a relação desta ferramenta com o movimento artístico muralista mexicano do início do século XX, a disputa atual do espaço físico e visual com as imagens publicitarias e, finalmente analisados os traços culturais da fronteira presentes em duas pichações de Foz do Iguaçu. Foram selecionadas obras pintadas ao lado do Terminal de Transporte Urbano no centro da cidade, espaço fortemente simbólico pelo grande fluxo de pessoas e culturas da tríplice fronteira.
La presente investigación tiene como eje la comprensión del muro como espacio de mediación para el desarrollo del graffiti en Foz do Iguaçu. La metodología se dividió en dos áreas de trabajo complementarias. De un lado una revisión bibliográfica que abarcó teorías artísticas, sociológicas y geográficas. Al mismo tiempo, fue realizada una investigación en campo (a través de registros fotográficos y entrevistas con algunos artistas locales) que buscó compreender las manifestaciones de esta forma de arte presentes en la ciudad. Con este objetivo fueron definidos como objetos centrales de estudio el graffiti la pichação y el muro. Por medio de ellos fueron posibles las construcciones reflexivas sobre los subtemas siguientes: un recorrido histórico del movimiento graffiti, como herramienta de reivindicación con fuerte carácter comunicativo, la relación de esta herramienta con el movimento artístico muralista mexicano de principios del siglo XX, la disputa actual del espacio físico y visual con las imágenes publicitarias y finalmente el analisis de trazos culturales de la frontera presentes en dos pichações de Foz do Iguaçu. Fueron seleccionadas obras pintadas al lado de la Terminal de Transporte Urbano en el centro de la ciudad, espacio fuertemente simbólico por la gran confluencia de personas y culturas de la triple frontera.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à o btenção do título de Bacharel em Letas, Artes E Mediação cultural. Orientadora: Profa. Dra. Gabriela Canale Miola.

Palavras-chave

Graffiti, Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)

Citação

VAZQUEZ MACIEL, Pedro F. O muro como elemento de mediação do grafite e da pichação em Foz do Iguaçu. 59 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras, Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, 2015.