Técnicas extendidas en la composición para charango solo

Imagem de Miniatura

Data

2019-12-11

Autores

Delgado Quisbert, Alvaro Guillermo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho apresenta cinco composições para charango solo fruto de um processo de pesquisa e experimentação desde o ano 2016 com técnicas estendidas na procura de recursos sonoros não convencionais em este instrumento y como essas sonoridades, mais associadas à estética de música contemporânea, convivem com tratamentos musicais que vão desde o tradicional como uma cueca boliviana, o referencial y chega até a eletroacústica mista. Para isso se explica de forma breve quais são as tradições de onde vem o charango e como foi o processo de composição das obras assim como as ideias que guiaram a organização dos eventos sonoros em cada uma das peças
This paper presents five compositions for charango solo as a product of an investigation and experimentation process since 2016 with extended techniques to find some non- conventional sound resources for this instrument and how those sounds, associated to a contemporary music esthetics, interact with musical treatments from traditional music like the cueca boliviana, referential composition until electroacoustic mixed music. So I briefly explain what are the traditions the charango comes from and I also explain the composition process including some ideas that lead the sound‟s organization in each piece
Este trabajo presenta cinco composiciones para charango solo fruto de un proceso de investigación y experimentación desde el año 2016 con técnicas extendidas en búsqueda de recursos sonoros no convencionales en este instrumento y cómo estás sonoridades, más asociadas a la estética música contemporánea, conviven con tratamientos musicales que pasan de lo tradicional como una cueca boliviana, lo referencial y llega hasta la electroacústica mixta. Para ello se explica de forma breve cuales son las tradiciones de las que proviene el charango y cómo fue el proceso de composición de las obras así como las ideas que guiaron la organización de los eventos sonoros en cada pieza

Descrição

Trabajo de Conclusión de Curso presentado al Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e Historia de la Universidad Federal de Integración Latino-Americana, como requisito parcial para la obtención del título de Licenciado en Música – Prácticas Interpretativas – Creación Musical. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Ricardo Villena

Palavras-chave

Composición referencial, Electroacústica mixta, Música contemporánea

Citação

DELGADO QUISBERT, Alvaro Guillermo. Técnicas extendidas en la composición para charango solo. 2019. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019

Coleções