Ditadura Militar e o ensino de História: uma análise comparativa entre o caso brasileiro e o caso chileno
Resumen
Diversos países da América Latina passaram por ditaduras militares e em todos eles o sistema educativo foi um dos primeiros alvos de controle e de reestruturação. O ensino de História também passa a assumir novos objetivos e a obedecer a uma nova lógica de pensamento. Para fins de análise comparativa, foram escolhidos os casos do Brasil e do Chile. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas das diversas reformas no sistema educativo no Brasil e no Chile durante as respectivas ditaduras militares, principalmente no que se refere ao ensino e aprendizagem de História. O ponto de partida de discussão são as recentes reformas curriculares que vêm acontencendo em ambos os países, que cada vez mais buscam um ensino tecnicista, conservador e de evidente desprezo pelas disciplinas do campo das Ciências Sociais. Deste modo, buscamos compreender as relações entre as polítcas do passado e do presente e de que forma a análise delas pode nos fornecer um prognóstico para a educação brasileira. Na primeira parte do texto tratamos da importância e dos objetivos do ensino de História. Na segunda parte falamos das políticas educacionais em curso, no que podem acarretar a médio e a longo prazo e das transformações no Ensino de História durante os períodos miliares. No tópico de conclusão fazemos uma síntese das situações apresentadas e um exercício de projeção das possíveis consequências que uma educação de mercado e neoliberal pode trazer para o Brasil e de que forma isso se assemelha ao processo ocorrido no Chile e os resultados dele atualmente.