Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCortez, Mariana
dc.contributor.authorDill, Elisa Inês Christ
dc.date.accessioned2019-10-31T13:47:49Z
dc.date.available2019-10-31T13:47:49Z
dc.date.issued2019-10-31
dc.identifier.citationDILL, Elisa Inês Christ. Diálogos entre narrativas Latino-Americanas para jovens adultos: "Almakia: a vilashi e os dragões" e "Tiempo de dragones: la profecía imperfecta". 2019. 117 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5213
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientadora: Prof. Dra. Mariana Cortezpt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de colocar em diálogo duas obras destinadas a jovens: “Almakia: a vilashi e os dragões”, de Lhaisa Andria (autora brasileira) e “Tiempo de Dragones: la profecia imperfecta”, de Liliana Bodoc (autora argentina). Propôs-se fazer a revisão bibliográfica da categoria de gênero do discurso através de teorias advindas da análise do discurso e das teorias da literatura com o intuito de identificar as marcas textuais e discursivas que autorizam a identificação de um gênero. Em seguida foi necessário recuperar as discussões já realizadas acerca do gênero "literatura para jovens adultos" – Young Adult (YA), termo cunhado por investigações desenvolvidas em língua inglesa. Tal revisão teve o propósito de entender a relação das obras com o seu público. Posteriormente foi descrito o contexto de produção das obras analisadas, isso para refletir sobre o modo como as duas autoras teceram as narrativas, interessando principalmente desvendar como a atmosfera fantástica pode metaforizar a realidade em que o relato foi realizado. Compreende-se, portanto, que, apesar de serem narrativas ambientadas em mundos ficcionais, elas são como todo texto, um “pronunciamento de uma dada realidade” – conforme o linguista José Luiz Fiorin. Isso significa que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social, as suas condições de produção. Significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada e necessariamente vinculada aos autores e à sociedade em que vivem. Para fundamentar a análise, a pesquisa recorreu aos estudos de Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) e aos aportes teóricos de Luiz Antônio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado (2015) e de Diana Luz Pessoa Barros (2015) para entender como um gênero se constitui. E a partir do conceito de gênero foram discutidas as definições de "literatura para jovens adultos" como abordadas pelo pesquisador Jeffrey S. Kaplan (2005), bem como por Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) e Hannah Niemeyer (2006), que tratam das características do gênero literatura para jovens adultos. Com o propósito de identificar se as obras pertencem ou não a este gênero e compreender o papel do leitor, buscamos pelo suporte teórico advindo da estética da recepção, e as teorias de Hans Robert Jauss (1979) e Wolfgang Iser (1999). Diante da análise a hipótese de pesquisa foi confirmada, as obras “Almakia” e “Tiempo de dragones” pertencem à literatura para jovens adultos, pois apresentam características que definem o gênero, através do percurso de amadurecimento dos protagonistas, já o papel do leitor no ato da leitura, compreende-se que quando ele aceita o “pacto narrativo” as obras a partir de sua temática comprem sua função a de emocionar, de sensibilizar e permitir uma reflexão sobre sua vida e sobre a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo poner en diálogo dos obras dirigidas a los jóvenes: "Almakia: la vilashi y los dragones" de Lhaisa Andria (autora brasileña) y "Tiempo de Dragones: la profecía imperfecta" de Liliana Bodoc (autora argentina). Se propuso revisar la categoría de género del discurso a través de teorías derivadas del análisis del discurso y las teorías de la literatura para identificar las marcas textuales y discursivas que autorizan la identificación de un género. Luego fue necesario recuperar las discusiones ya mantenidas sobre el género "literatura para jóvenes adultos" - Young Adult (YA), un término acuñado por investigaciones realizadas en inglés. Esta revisión tiene la intención de comprender la relación de las obras con su público. Posteriormente, se describió el contexto de producción de las obras analizadas, con el fin de reflexionar sobre la forma en que las dos autoras tejieron las narraciones, principalmente interesados en desvelar cómo la atmósfera fantástica puede metaforizar la realidad en la que se hizo la historia. Por lo tanto, se entiende que, a pesar de ser narraciones ambientadas en mundos ficcionales, son, como todo texto, un "pronunciamiento de una realidad dada", según el lingüista José Luiz Fiorin. Esto significa que todo discurso es una construcción social, no individual, y solo puede analizarse considerando su contexto histórico-social, sus condiciones de producción. También significa que el discurso refleja una cosmovisión determinada necesariamente vinculada a los autores y la sociedad en la que viven. Para apoyar el análisis, la investigación utilizó los estudios de Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) y las contribuciones teóricas de Luiz Antônio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado (2015) y Diana Luz Pessoa Barros. (2015) para entender cómo se constituye un género. Y desde el concepto de género se discutieron las definiciones de "literatura para jóvenes adultos" abordadas por el investigador Jeffrey S. Kaplan (2005), así como por Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) y Hannah Niemeyer (2006, que abordan las características del género literario para jóvenes adultos. Para identificar si las obras pertenecen o no a este género y comprender el papel del lector, buscamos el apoyo teórico de la estética de la recepción y las teorías de Hans Robert Jauss (1979) y Wolfgang Iser (1999). Dado que se confirmó el análisis la hipótesis de investigación, los trabajos "Almakia" y "Tiempo de dragones" pertenecen a la literatura para jóvenes adultos, porque tienen características que definen el género, a través de la ruta de maduración de los protagonistas, ya el papel del lector en el acto de leer, se entiende que cuando acepta el "pacto narrativo", las obras basadas en su tema adquieren su función de emocionar, sensibilizar y permitir una reflexión sobre su vida y la sociedad
dc.description.abstractThis study aims to bring into dialogue two works aimed at young people: ―Almakia: the vilashi and the dragons‖ by Lhaisa Andria (Brazilian author) and ―Time of Dragones: The Prophecy Imperfecta‖ by Liliana Bodoc (Argentine author) . It was proposed to review the discourse gender category through theories derived from discourse analysis and literature theories in order to identify the textual and discursive marks that authorize the identification of a genre. Then it was necessary to recover the discussions already held about the genre "literature for young adults" -Young Adult (YA), a term coined by investigations conducted in the English language. This review was intended to understand the relationship of the works with their audience. Subsequently, the context of production of the analyzed works was described, in order to reflect on the way the two authors weaved the narratives, mainly interested in unraveling how the fantastic atmosphere can metaphorize the reality in which the story was made. Therefore, it is understood that, despite being narratives set in fictional worlds, they are, like every text, a ―pronouncement of a given reality‖ - according to linguist José Luiz Fiorin. This means that all discourse is a social construction, not individual, and can only be analyzed considering its historical-social context, its conditions of production. It also means that the discourse reflects a determined worldview necessarily linked to the authors and the society in which they live. To support the analysis, the research used the studies of Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) and the theoretical contributions of Luiz Antonio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado (2015) and Diana Luz Pessoa Barros. (2015) to understand how a gender is constituted. And from the concept of gender were discussed the definitions of "literature for young adults" as addressed by researcher Jeffrey S. Kaplan (2005), as well as by Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) and Hannah Niemeyer (2006). , which deal with the characteristics of the literature genre for young adults. In order to identify whether or not the works belong to this genre and to understand the role of the reader, we seek theoretical support from the aesthetics of reception, and the theories of Hans Robert Jauss (1979) and Wolfgang Iser (1999). Given the analysis the research hypothesis was confirmed, the works ―Almakia‖ and ―Tiempo de dragones‖ belong to the literature for young adults, since they have characteristics that define the genre, through the protagonists' maturation path, already the reader's role in The act of reading, it is understood that when he accepts the ―narrative pact‖ the works based on his theme buy their function to thrill, sensitize and allow a reflection on their life and society
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectJovens - Livros e leitura
dc.subjectAnálise do discurso
dc.subjectLiteratura brasileira
dc.subjectLiteratura argetina
dc.subjectLiteratura comparada
dc.titleDiálogos entre narrativas Latino-Americanas para jovens adultos: "Almakia: a vilashi e os dragões" e "Tiempo de dragones: la profecía imperfecta"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples