Diálogos entre narrativas Latino-Americanas para jovens adultos: "Almakia: a vilashi e os dragões" e "Tiempo de dragones: la profecía imperfecta"
Resumen
Este estudo tem o objetivo de colocar em diálogo duas obras destinadas a jovens: “Almakia: a vilashi e os dragões”, de Lhaisa Andria (autora brasileira) e “Tiempo de Dragones: la profecia imperfecta”, de Liliana Bodoc (autora argentina). Propôs-se fazer a revisão bibliográfica da categoria de gênero do discurso através de teorias advindas da análise do discurso e das teorias da literatura com o intuito de identificar as marcas textuais e discursivas que autorizam a identificação de um gênero. Em seguida foi necessário recuperar as discussões já realizadas acerca do gênero "literatura para jovens adultos" – Young Adult (YA), termo cunhado por investigações desenvolvidas em língua inglesa. Tal revisão teve o propósito de entender a relação das obras com o seu público. Posteriormente foi descrito o contexto de produção das obras analisadas, isso para refletir sobre o modo como as duas autoras teceram as narrativas, interessando principalmente desvendar como a atmosfera fantástica pode metaforizar a realidade em que o relato foi realizado. Compreende-se, portanto, que, apesar de serem narrativas ambientadas em mundos ficcionais, elas são como todo texto, um “pronunciamento de uma dada realidade” – conforme o linguista José Luiz Fiorin. Isso significa que todo discurso é uma construção social, não individual, e que só pode ser analisado considerando seu contexto histórico-social, as suas condições de produção. Significa ainda que o discurso reflete uma visão de mundo determinada e necessariamente vinculada aos autores e à sociedade em que vivem. Para fundamentar a análise, a pesquisa recorreu aos estudos de Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) e aos aportes teóricos de Luiz Antônio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado (2015) e de Diana Luz Pessoa Barros (2015) para entender como um gênero se constitui. E a partir do conceito de gênero foram discutidas as definições de "literatura para jovens adultos" como abordadas pelo pesquisador Jeffrey S. Kaplan (2005), bem como por Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) e Hannah Niemeyer (2006), que tratam das características do gênero literatura para jovens adultos. Com o propósito de identificar se as obras pertencem ou não a este gênero e compreender o papel do leitor, buscamos pelo suporte teórico advindo da estética da recepção, e as teorias de Hans Robert Jauss (1979) e Wolfgang Iser (1999). Diante da análise a hipótese de pesquisa foi confirmada, as obras “Almakia” e “Tiempo de dragones” pertencem à literatura para jovens adultos, pois apresentam características que definem o gênero, através do percurso de amadurecimento dos protagonistas, já o papel do leitor no ato da leitura, compreende-se que quando ele aceita o “pacto narrativo” as obras a partir de sua temática comprem sua função a de emocionar, de sensibilizar e permitir uma reflexão sobre sua vida e sobre a sociedade. Este estudio tiene como objetivo poner en diálogo dos obras dirigidas a los
jóvenes: "Almakia: la vilashi y los dragones" de Lhaisa Andria (autora brasileña) y
"Tiempo de Dragones: la profecía imperfecta" de Liliana Bodoc (autora argentina).
Se propuso revisar la categoría de género del discurso a través de teorías
derivadas del análisis del discurso y las teorías de la literatura para identificar las
marcas textuales y discursivas que autorizan la identificación de un género. Luego
fue necesario recuperar las discusiones ya mantenidas sobre el género "literatura
para jóvenes adultos" - Young Adult (YA), un término acuñado por investigaciones
realizadas en inglés. Esta revisión tiene la intención de comprender la relación de
las obras con su público. Posteriormente, se describió el contexto de producción
de las obras analizadas, con el fin de reflexionar sobre la forma en que las dos
autoras tejieron las narraciones, principalmente interesados en desvelar cómo la
atmósfera fantástica puede metaforizar la realidad en la que se hizo la historia.
Por lo tanto, se entiende que, a pesar de ser narraciones ambientadas en mundos
ficcionales, son, como todo texto, un "pronunciamiento de una realidad dada",
según el lingüista José Luiz Fiorin. Esto significa que todo discurso es una
construcción social, no individual, y solo puede analizarse considerando su
contexto histórico-social, sus condiciones de producción. También significa que el
discurso refleja una cosmovisión determinada necesariamente vinculada a los
autores y la sociedad en la que viven. Para apoyar el análisis, la investigación
utilizó los estudios de Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) y las contribuciones teóricas
de Luiz Antônio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo Machado
(2015) y Diana Luz Pessoa Barros. (2015) para entender cómo se constituye un
género. Y desde el concepto de género se discutieron las definiciones de
"literatura para jóvenes adultos" abordadas por el investigador Jeffrey S. Kaplan
(2005), así como por Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) y Hannah
Niemeyer (2006, que abordan las características del género literario para jóvenes
adultos. Para identificar si las obras pertenecen o no a este género y comprender
el papel del lector, buscamos el apoyo teórico de la estética de la recepción y las
teorías de Hans Robert Jauss (1979) y Wolfgang Iser (1999). Dado que se
confirmó el análisis la hipótesis de investigación, los trabajos "Almakia" y "Tiempo
de dragones" pertenecen a la literatura para jóvenes adultos, porque tienen
características que definen el género, a través de la ruta de maduración de los
protagonistas, ya el papel del lector en el acto de leer, se entiende que cuando
acepta el "pacto narrativo", las obras basadas en su tema adquieren su función de
emocionar, sensibilizar y permitir una reflexión sobre su vida y la sociedad This study aims to bring into dialogue two works aimed at young people: ―Almakia:
the vilashi and the dragons‖ by Lhaisa Andria (Brazilian author) and ―Time of
Dragones: The Prophecy Imperfecta‖ by Liliana Bodoc (Argentine author) . It was
proposed to review the discourse gender category through theories derived from
discourse analysis and literature theories in order to identify the textual and
discursive marks that authorize the identification of a genre. Then it was necessary
to recover the discussions already held about the genre "literature for young
adults" -Young Adult (YA), a term coined by investigations conducted in the English
language. This review was intended to understand the relationship of the works
with their audience. Subsequently, the context of production of the analyzed works
was described, in order to reflect on the way the two authors weaved the
narratives, mainly interested in unraveling how the fantastic atmosphere can
metaphorize the reality in which the story was made. Therefore, it is understood
that, despite being narratives set in fictional worlds, they are, like every text, a
―pronouncement of a given reality‖ - according to linguist José Luiz Fiorin. This
means that all discourse is a social construction, not individual, and can only be
analyzed considering its historical-social context, its conditions of production. It
also means that the discourse reflects a determined worldview necessarily linked
to the authors and the society in which they live. To support the analysis, the
research used the studies of Mikhail Bakhtin ([1975], 2016) and the theoretical
contributions of Luiz Antonio Marcuschi (2008), Daniel Faita (2015), Irene Araújo
Machado (2015) and Diana Luz Pessoa Barros. (2015) to understand how a
gender is constituted. And from the concept of gender were discussed the
definitions of "literature for young adults" as addressed by researcher Jeffrey S.
Kaplan (2005), as well as by Mike Alves (2016), Tereza Colomer (2003) and
Hannah Niemeyer (2006). , which deal with the characteristics of the literature
genre for young adults. In order to identify whether or not the works belong to this
genre and to understand the role of the reader, we seek theoretical support from
the aesthetics of reception, and the theories of Hans Robert Jauss (1979) and
Wolfgang Iser (1999). Given the analysis the research hypothesis was confirmed,
the works ―Almakia‖ and ―Tiempo de dragones‖ belong to the literature for young
adults, since they have characteristics that define the genre, through the
protagonists' maturation path, already the reader's role in The act of reading, it is
understood that when he accepts the ―narrative pact‖ the works based on his
theme buy their function to thrill, sensitize and allow a reflection on their life and
society