Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências.
Data
2019-08-16
Autores
Santos, Marcos Vinicius dos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Na atualidade, os espaços não formais de educação têm atraído um grande público
para discutir e divulgar o conhecimento científico através da interação com
ambientes fora da escola. Estes ambientes muitas vezes possuem características
próprias, porém buscam promover também a formação de cidadãos críticos e
reflexivos. Partindo da necessidade de identificar as percepções dos professores ao
participarem das visitas pedagógicas no programa Estação Ciências – espaço não
formal de educação – elaborou-se um instrumeto de pesquisa com dez afirmações
contendo respostas alternativas e justificativas (opcionais), que foi aplicado aos
professores durante as visitas. Para analisar as respostas coletadas, utilizou-se de
gráficos que mostram a quantidade de respostas obtidas e as porcentagens de
professores que concordam, não concordam ou não souberam responder as
afirmações. As respostas justificadas foram organizadas em categorias, separadas
por semelhança de palavras ou temáticas. A pesquisa aponta que as atividades
aplicadas no programa Estação Ciências contribuem para a aprendizagem dos
estudantes e facilita a compreensão do tema devido a utilização de experimentações
investigativas, que agregam ao conhecimento prévio e concretizam o pensamento
científico a partir de problemas cotidianos.
At present, non-formal spaces of education have attracted a large audience to discuss and disseminate scientific knowledge through interaction with out-of-school environments. These environments often have their own characteristics, but also seek to promote the formation of critical and reflective citizens. Starting from the need to identify teachers' perceptions when participating in the pedagogical visits in the Science Station program – non-formal space of education – a research instrument was elaborated with ten statements containing alternative and justifying answers (optional), which was applied to teachers during the visits. To analyze the collected answers, we used graphs that show the amount of answers obtained and the percentages of teachers who agree, disagree or could not answer the statements. Justified answers were organized into categories, separated by similarity of words or themes. The research points out that the activities applied in the Science Station program contribute to students' learning and facilitates the understanding of the subject due to the use of investigative experiments, which add to the previous knowledge and concrete scientific thinking from everyday problems
At present, non-formal spaces of education have attracted a large audience to discuss and disseminate scientific knowledge through interaction with out-of-school environments. These environments often have their own characteristics, but also seek to promote the formation of critical and reflective citizens. Starting from the need to identify teachers' perceptions when participating in the pedagogical visits in the Science Station program – non-formal space of education – a research instrument was elaborated with ten statements containing alternative and justifying answers (optional), which was applied to teachers during the visits. To analyze the collected answers, we used graphs that show the amount of answers obtained and the percentages of teachers who agree, disagree or could not answer the statements. Justified answers were organized into categories, separated by similarity of words or themes. The research points out that the activities applied in the Science Station program contribute to students' learning and facilitates the understanding of the subject due to the use of investigative experiments, which add to the previous knowledge and concrete scientific thinking from everyday problems
Abstract
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da vida e da Natureza da
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química.
Orientador: Prof. Dr. Welington Francisco
Palavras-chave
Educação (Espaço não formal), Progama Estação Ciências, Escola - Abordagem Investigativa
Citação
SANTOS, Marcos Vinicius dos. Contribuições de um espaço não formal de educação: a percepção dos professores visitantes sobre o programa Estação Ciências. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019