• português (Brasil)
    • español
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
  • Ver item
  •   Página inicial
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uso de estrategias experimentales para despertar el interés por el estúdio de la química

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso (1.360Mb)
Ata de Defesa (330.5Kb)
Data
2015-12-04
Autor
Vera, Mariela Andrea
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
En este trabajo se tiene como base principal procurar entender la relación en el proceso enseñanza y aprendizaje, por medio de la práctica experimental, en el campo de las ciencias (química). Para ello, se realizó un estudio de caso en una escuela técnica en Argentina y en una escuela pública en el Brasil. Donde se procuró, como primer paso, hacer un levantamiento de las concepciones por parte de los estudiantes de la enseñanza media en ambos países. Fue posible observar una variación en cuanto al uso de estrategias experimentales en ambos países y al mismo tiempo variaciones en el grado de interés y de dificultad por el estudio de la química. Objetivando hacer una relación directa entre la teoría y la práctica se desenvolvieron dos actividades experimentales en una de las turmas de la escuela de Brasil para que fuera posible evaluar la influencia del uso de dichas aulas en el grado de interés, dificultad y aprendizaje cuando se tiene la parte experimental como estrategia de enseñanza en el área de química. En este punto fue posible observar que la parte experimental directamente vinculada con la teoría, aumento en grado de interés por el estudio de la química.
 
Este trabalho tem como base principal procurar entender a relação no processo de ensino e aprendizagem, por meio da prática experimental, no campo das ciências (química). Para isso, realizou-se um estudo de caso em uma escola técnica na Argentina e em uma escola pública no Brasil, onde se procurou, como primeiro passo, fazer um levantamento das concepções por parte dos estudantes do ensino médio em ambos os países. Foi possível observar uma variação no que se refere ao uso de estratégias experimentais em ambos os países e, ao mesmo tempo, variações no grau de interesse e de dificuldade pelo estudo da química. Com o objetivo de fazer uma relação direta entre a teoria e a prática, foram desenvolvidas duas atividades experimentais em uma das turmas da escola do Brasil para que fosse possível avaliar a influência do uso destas aulas no grau de interesse, dificuldade e aprendizagem quando se tem a parte experimental como estratégia de ensino na área da química. Neste ponto foi possível observar que a parte experimental, diretamente vinculada com a teoria, aumentou o grau de interesse pelo estudo da química.
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/445
Collections
  • TCC - Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoData do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV