Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Angela Maria de
dc.contributor.authorPereira, Maria Luiza Viana
dc.date.accessioned2018-12-31T19:38:24Z
dc.date.available2018-12-31T19:38:24Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Luiza Viana. Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012). 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4285
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em História.. Orientação: Prof. Dr. Angela Maria de Souzapt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e bacharelado na Universidade Federal do Paraná. Analisamos as referências das propostas de ensino das primeiras disciplinas sobre história da África na universidade e se estão relacionadas às propostas da lei 10639/03 para o ensino de história escolar.Devido a ênfase que estes planos de ensino trazem ao período de escravização no Brasil, abordamos a reflexão sobre o conceito de narrativa traumática a partir de Rüsen (2009) para compreender como a escravização no Brasil se tornou uma “história difícil” no ensino de história. Pois, afeta a formação de identidades racializadas e descriminadas na sociedade brasileira atual. Tal processo de formação de identidades se constrói em grande medida através do ensino escolar. É neste sentido que se estabelece como fundamental entre as normativas, a universidade e a escola para visibilizar a cultura e história afro-brasileira.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio demostrar cómo la obligatoriedad de la enseñanza de la historia afro-brasileña, según la ley 10639/03, fue recibida en el curso de graduación en historia, grado licenciatura y bachillerato en la Universidad Federal de Paraná. Analizamos las referencias de las propuestas de enseñanza de las primeras disciplinas sobre historia de África en la universidad y si están relacionadas a las propuestas de la ley 10639/03 para la enseñanza de historia escolar. Estos planes de enseñanza dicen mucho sobre la esclavitud, por que según Sobanski (2013), son narrativas que traumatizan generaciones de aluños, como una “historia difícil” de enseñar en Brasil. Esto por que lo que se enseña en la escuela forma la identidad de los alumnos, así como en la universidad. Por eso, es necesario relacionar la enseñanza de historia y cultura afro-brasileira, que están las normas para la educación, y cómo afectan la universidad y la escuela
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectLei 10639/2003pt_BR
dc.subjectHistória da África
dc.subjectEnsino de história
dc.titleEnsino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples