• português (Brasil)
    • español
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de História Africana e Afro-Brasileira na licenciatura em História: estudo exploratório da UFPR (2012)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de Conclusão de Curso - artigo (1.330Mb)
Data
2018-12-13
Autor
Pereira, Maria Luiza Viana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo deste estudo preliminar é ter uma amostra de como a obrigatoriedade curricular do ensino de história afro-brasileira, segundo a lei 10.639/03, foi recebida no curso de graduação em história, grau licenciatura e bacharelado na Universidade Federal do Paraná. Analisamos as referências das propostas de ensino das primeiras disciplinas sobre história da África na universidade e se estão relacionadas às propostas da lei 10639/03 para o ensino de história escolar.Devido a ênfase que estes planos de ensino trazem ao período de escravização no Brasil, abordamos a reflexão sobre o conceito de narrativa traumática a partir de Rüsen (2009) para compreender como a escravização no Brasil se tornou uma “história difícil” no ensino de história. Pois, afeta a formação de identidades racializadas e descriminadas na sociedade brasileira atual. Tal processo de formação de identidades se constrói em grande medida através do ensino escolar. É neste sentido que se estabelece como fundamental entre as normativas, a universidade e a escola para visibilizar a cultura e história afro-brasileira.
 
El objetivo de este estudio demostrar cómo la obligatoriedad de la enseñanza de la historia afro-brasileña, según la ley 10639/03, fue recibida en el curso de graduación en historia, grado licenciatura y bachillerato en la Universidad Federal de Paraná. Analizamos las referencias de las propuestas de enseñanza de las primeras disciplinas sobre historia de África en la universidad y si están relacionadas a las propuestas de la ley 10639/03 para la enseñanza de historia escolar. Estos planes de enseñanza dicen mucho sobre la esclavitud, por que según Sobanski (2013), son narrativas que traumatizan generaciones de aluños, como una “historia difícil” de enseñar en Brasil. Esto por que lo que se enseña en la escuela forma la identidad de los alumnos, así como en la universidad. Por eso, es necesario relacionar la enseñanza de historia y cultura afro-brasileira, que están las normas para la educación, y cómo afectan la universidad y la escuela
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4285
Collections
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoData do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV